CLAUDIO NASAJON

Apresente ideias como se fossem produtos

Quando apresentar ideias, trate-as como se fossem produtos que você tem que vender para as partes interessadas. Antes de fazer a proposta, obtenha informações que ajudem você a mostrar os benefícios da sua idéia para curar as dores ou atender os desejos do público-alvo. Faça perguntas para entender as motivações e criar empatia: que problemas […]

Identifique o seu público-alvo e os canais para atingi-lo

Não adianta você pensar em uma excelente campanha promocional e não escolher o canal adequado para ela ser veiculada. Para que a sua proposta atinja o seu público-alvo, você precisa identificar quais são os veículos mais apropriados para o anúncio. Não adianta, por exemplo, você promover a sua nova cerveja artesanal em uma revista evangélica.

Com iniciativas simples, rede de pizzarias aumenta vendas

Mudanças de atitudes na gestão do seu negócio podem render mais frutos do que grandes investimentos. Em São Paulo, a rede de pizzarias Dídio fez isso nos últimos dois anos e já está colhendo ótimos resultados. Uma das ações adotadas pelo proprietário foi captar verba junto a grandes fornecedores, como a Sadia, para auxiliar no […]

Startup cria app que alerta sobre perigos a quem usa fones

Os fones de ouvido têm conquistado cada vez mais usuários, mas em alguns casos, principalmente na rua, isso pode ser perigoso. Pensando nisso, uma startup americana está desenvolvendo uma tecnologia que propõe imitar o funcionamento do ouvido humano. O aplicativo, chamado Audio Aware, vai alertar os usuários sobre situações perigosas.

Use o marketing pessoal a favor do seu negócio

O marketing pessoal pode ser um grande aliado no seu negócio, mas é preciso que o seu estilo e a atuação da sua empresa conversem entre si. Saber usar o marketing pessoal nada mais é que as pessoas te identificarem entre vários outros fornecedores, por exemplo. Um caso que presenciei recentemente foi o de um […]

Gadget transforma fotos de iPhone em Polaroids

Unir produtos ou serviços modernos com retrôs pode ser um ótimo negócio. Uma empresa holandesa desenvolveu um gadget que transforma as fotos do iPhone em Polaroids, aquelas tradicionais fotos instantâneas. A empresa criou um dispositivo que, conectado ao smartphone, captura as imagens e imprime. A escolha das fotos é feita por um aplicativo gratuito.

Empresa cria aplicativo com despertador que libera cheiro de bacon

Quando a gente acha que já inventaram tudo… Veja essa: uma produtora americana de alimentos frigoríficos, a Oscar Mayer, criou, como campanha de marketing, um app que funciona como despertador nos smartphones. Até aí, nada novo. Só que, em vez de música, este aplicativo libera cheiro de bacon frito e som de bacon fritando! Isso […]

Economista brasileiro cria serviço que barateia ligações

Criar uma alternativa mais econômica de um serviço já existente é, em geral, um ótimo negócio. Há quatro meses, um economista brasileiro desenvolveu um sistema de chamadas internacionais com preço reduzido. O serviço “Going Talk” oferece ligações internacionais de qualquer telefone e sem a necessidade de internet. Para isso, o consumidor precisa apenas entrar no […]

Fabricante de produtos para gatos cria peça publicitária inusitada

Devido à banalização da mídia, está cada vez mais difícil chamar a atenção para o um produto comum usando mala-direta. Mas um fabricante de “areia para gatos” encontrou um jeito inusitado de fazer com que os consumidores prestassem atenção na sua propaganda. Criada por uma agência publicitária canadense, uma peça com cheiro de erva medicinal […]

Empresas já consolidadas também precisam resgatar a marca

Empresas tradicionais, já consolidadas, não estão imunes a oscilações no mercado. E para tentar contorná-las, campanhas publicitárias são sempre bem-vindas. A Shell, por exemplo, começou no mês passado uma campanha local aqui no Brasil cujo objetivo é resgatar a marca, associando o consumidor à empresa por meio do slogan “Posto não se discute”. Para isso, […]