audiovisual - livro sobre apresentações poderosas
Apresentações Poderosas – de Roberto Shinyashiki, na Amazon©

Depois que uma apresentação acaba, o que geralmente fica na mente das pessoas é o impacto audiovisual. Sempre é bom ter um plano “b” para o caso de falha nos equipamentos, mas se puder, use apoio audiovisual para ilustrar a sua história. Nesses casos, os slides (ou qualquer outro recurso audiovisual que você decidir usar) devem ser simples. Use gráficos, ícones e símbolos para reforçar conceitos, mas evite textos o tanto quanto possível.

Você pode usar Powerpoint para fazer os seus próprios visuais ou pode buscar slides prontos na Internet para montar um slideshow de apoio à sua apresentação. Uma boa dica é fazer upload para algum serviço de guarda de arquivos, como o Slideshare, por exemplo, mas o mais importante é ter cuidado com o conteúdo.

Audiovisual deve ser um APOIO, não o ator principal.

Se colocar texto, use apenas palavras-chave e não frases completas. Para itens sequenciais use pontos ou traços, não números. A regra de ouro é “quanto menos texto melhor”. O ator principal é você, não os slides (ou qualquer outro audiovisual que estiver usando para dar apoio à sua apresentação).

Lembre sempre que nem todos os recursos visuais do mundo são capazes de aprimorar uma apresentação e VOCÊ deve ser o protagonista, o centro das atenções. Um slide repleto de elementos gráficos ou cheio de textos que falam por si, só serve para tirar a atenção do público sobre o apresentador. O recurso audiovisual deve ser apenas um apoio, como por exemplo uma música de fundo, imagem, gráfico ou até vídeo, quando precisar ilustrar algum ponto específico. Vale a pena reler o artigo que publiquei sobre isso: ao fazer apresentações, conte histórias.

O segredo das apresentações poderosas, segundo Roberto Shinyashiki

Tem um livro genial do Roberto Shinyashiki que vale a pena você ler se quiser se aprofundar no tema. O título é “O segredo das apresentações poderosas”. Se tiver interesse, clique na imagem para ver os detalhes no site da Amazon©.

Até a próxima!
Claudio Nasajon

2 Responses