Olá!
A coisa mais antipersuasiva que você pode fazer é uma apresentação visual difícil de entender. Se as pessoas não conseguirem ver sentido no seu visual, elas ficam frustradas e a sua credibilidade e liderança podem ser mortalmente feridas.
Então, você precisa evitar algumas armadilhas. A principal é fazer visuais muito complexos. Mantenha o seu slide ou gráfico o mais limpo e simples possível. Coloque apenas o que as pessoas não possam intuir a partir da sua narrativa.
Muitos itens lutam entre si pela atenção e confundem a audiência. Tenha em mente que se tudo estiver em negrito, nada é destacado.
Muito cuidado também com tratamentos gráficos incomuns. As pessoas, muitas vezes, lutam com visuais que violam convenções – por exemplo, se você retratar o tempo indo da direita para a esquerda, ou se colocar valores fora de uma ordem lógica.
Evite, a todo custo, que as pessoas tenham que fazer ginástica cognitiva para entender a sua apresentação. Se o esforço for demasiado, elas vão desistir.
Rápido, forte, persuasivo
Esse conceito de rapidez de interpretação é muito bem relatada no livro “Rápido, forte, persuasivo”, de Terri Sjodin.
No livro, ele argumenta que tudo o que você precisa são dez segundos. Imagine que você esteja esperando um voo no aeroporto, brincando com seu celular para matar o tempo, quando repara no Presidente de uma empresa que você está tentando contatar há meses. O sujeito também está esperando o mesmo voo. Que grande oportunidade! Como você faz para falar com ele? O que deve dizer?
Todos nós já passamos (ou passaremos algum dia) por isso. Uma oportunidade surge e você tem a chance única de fazer a sua apresentação relâmpago ou, como é conhecido no jargão técnico, a sua “conversa de elevador”.
Tudo o que você precisa neste momento é de uma apresentação extremamente curta para expor uma ideia que deixe o ouvinte interessado em saber mais sobre o assunto.
Neste livro, Terri Sjodin mostra como escolher a mensagem principal e apresentá-la com confiança, rapidamente. Essa técnica é útil em várias situações e pode ser um guia importante para ensinar a causar uma impressão positiva nas suas comunicações, passando a sua mensagem de forma concisa, persuasiva e eficiente!
Até a próxima!