A cultura de uma empresa, normalmente, é difícil de definir e mais ainda, de construir. Criar manuais de operação e guias de comportamento é fácil, mas fazer com que sejam seguidos, ou melhor, definir COMO serão seguidos, é outra guerra.
Veja o que acontece com as leis de trânsito. O código escrito é essencialmente o mesmo em quase todo o mundo, no entanto, os motoristas se comportam de forma diferente no Rio, em Porto Alegre e em Lisboa.
A cultura é construída usando símbolos e contando histórias. O funcionário que desceu do ônibus para ajudar o cliente que não conseguia carregar a sacola, o empresário que cedeu seu próprio carro para substituir o veículo da empresa e por aí vai.
A cultura da sua empresa deve ser forte e correta.
Ao difundir essas histórias, cunhamos a forma como as pessoas devem se comportar, ou seja, quais são as normas não escritas que elas devem seguir.
Se quiser mais dicas sobre como sair da crise e fazer a sua empresa crescer, inscreva-se aqui no meu site.
[maxbutton id=”7″]
Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.
Até a próxima!
One Response