Para uma empresa inovar com eficiência é importante a participação de todos os departamentos e não só do departamento de marketing ou pesquisa. É o que acontece com a 3M, por exemplo.
Em pouco mais de um século, a 3M, uma industria química multinacional, produziu invenções como o Post-it, a esponja Scotch-Brite, aquela usada pra lavar louças e banheiros, o Durex, a fita crepe, a lixa d’água, além de outros produtos que não são tão conhecidos pelo público em geral. E a verdade é que todos esses produtos foram criados com base nas necessidades dos clientes e partiram de trocas de conversas entre os funcionários.
Por isso, a 3M investe permanentemente na troca de conhecimento entre seus colaboradores. O projeto Oxigênio, por exemplo, tinha como preceito estimular os funcionários a publicar artigos sobre negócios na Intranet. O sucesso foi tão grande que os os artigos viraram um livro, que foi distribuído para toda a empresa.
E você? Tem cultivado a troca de ideias entre os funcionários para entender como transformar as reclamações e sugestões dos clientes em produtos inovadores?