CLAUDIO NASAJON

Comercial “corpo a corpo” da Gillete

Cada vez mais as empresas estão percebendo que a melhor propaganda é aquela que se aproxima do consumidor com bom humor. Já foi o tempo em que os comerciais de TV se restringiam a um ator ou atriz dizendo que o produto “x” é o melhor do mercado. Ouça o que a Gillete fez nas […]

Que tal um café sofisticado em casa?

Você gosta de um cafezinho expresso no capricho? E se ele vier num ambiente aconchegante, que lhe convida a sentar e ler um livro ou a tomar um capuccino com os amigos? Pois é… a Starbucks se popularizou por oferecer exatamente isso e agora inova oferecendo as várias combinações da bebida dentro da sua casa! […]

Sua necessidade pode virar livro

Você já chegou do trabalho morrendo de fome, mas com aquela preguiça de preparar algo realmente gostoso com vários ingredientes? Veja esta ideia do site “Ela”, do Globo: duas amigas australianas transformaram em livro o dilema de ter que pensar em vários ingredientes na hora de preparar um prato e escreveram o “Receitas fáceis com […]

Deseja um pouco mais de adrenalina?

Já contei vários casos aqui sobre o marketing de guerrilha, que surpreende as pessoas pela forma inusitada de se fazer propaganda, embora não sempre com bons resultados, né? Agora veja o que a emissora de TV a cabo TNT fez para divulgar o seu canal de alta definição na Bélgica: a produção instalou no meio […]

Anúncio que ajuda a reduzir o consumo de papel

Já contei aqui alguns casos de recursos criativos que podem estimular o cliente a adotar hábitos sustentáveis. Segundo dados da universidade de Harvard, 77% das revistas são jogadas fora. Com isso em mente, a Volkswagen da África do Sul colocou adesivos postais, pagos pela montadora, dentro de revistas. Neles, constava o endereço para onde o […]

Clube de assinantes para consumidores exigentes

Os sites de compras coletivas continuam bombando aqui no Brasil, mas já tem gente atenta a outras novidades – e, claro, colocando a mão na massa. Depois de uma viagem aos Estados Unidos, o administrador recém-formado Fernando Nigri percebeu que o público não tinha mais tanta atração por esses sites. Isso porque outro tipo de […]

Conhecimento pode ultrapassar as salas de aula

Hoje eu vou contar um caso que mostra como o conhecimento pode ultrapassar a sala de aula ou os limites da atividade acadêmica. Uma aluna de mestrado em Computação Gráfica da PUC-RIO criou um software que traz a solução para designers de todo o mundo que tentam reproduzir a forma geométrica do calçadão de Copacabana. […]

Numa país onde a vaca é sagrada a saída é oferecer lanches vegetarianos

Às vezes a aceitação de um produto está vinculada às convicções dos clientes. Por exemplo, em alguns países onde a religião é um tema muito forte, determinados produtos contrários à fé local podem ter dificuldade para ser aceitos. Um exemplo que ilustra bem essa questão é o do McDonald’s na Índia. Para não perder o […]

Comercial da Colgate: pescador ensina a usar fio dental

Tem alguns produtos cujas propagandas parecem seguir sempre a mesma linha, sem novidades. Eu poderia citar alguns exemplos, mas vou falar apenas de um: publicidade de produtos de higiene bucal! Não é tudo igual? Pois foi buscando inovar que a Colgate criou uma nova propaganda mostrando a importância do fio dental. Trata-se de um vídeo-tutorial […]