Olá! A não ser que você venda submarinos nucleares ou plataformas de petróleo, é muito provável que haja outras pessoas competindo no seu mercado. Então, minha recomendação – além de cuidar da qualidade dos produtos – é desenvolver um atendimento superior.

Parece fácil, mas conseguir que seus colaboradores se comportem como se fossem donos da sua empresa e tratem o cliente como um ativo de valor é muito difícil. Por outro lado, esse pode ser um importante diferencial para sair na frente da concorrência.

Por isso, separei algumas dicas que servem para qualquer tipo de atendimento, seja a clientes, fornecedores, imprensa, e qualquer outro componente da cadeia produtiva. A primeira é fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção. Mostre interesse genuíno em ajudar o interlocutor; seja útil e esteja sempre disponível.

A segunda é evitar discordar diretamente. Existem outras formas de mostrar que o outro não está certo e se você for taxativo demais a conversa pode acabar, antes de encaminhar uma solução. Nessas horas, em vez de dizer que o outro está errado, ou que você não concorda, diga que “entende como ele se sente” e procure mudar o rumo da conversa.

Finalmente, preocupe-se em observar as características pessoais de cada um. Use o senso crítico como termômetro e adapte a forma de ser às reações do interlocutor. Às vezes, o simples fato de pedir desculpas já limpa a fumaça do ambiente.

Preocupando-se com dar um ATENDIMENTO SUPERIOR você se destaca dos demais concorrentes, ganha mercado e aumenta a rentabilidade da sua empresa.