Na década de 70, usava-se o marketing de massa. Os clientes eram considerados todos iguais e os produtos empurrados da mesma forma, sem nenhuma estratégia. Na década de 80, o marketing começou a ser segmentado, ou seja, o que servia para um determinado grupo de clientes, podia não ser interessante para outros e as estratégias passaram a ser personalizadas para cada grupo.
Seguindo a evolução, nos anos 90, o marketing já era de relacionamento e as atitudes e os comportamentos de cada grupo foram associados também às características sociais e demográficas. Assim, as empresas passaram a ouvir seus clientes, tentando identificar desejos e necessidades e oferecendo promoções e ofertas diferentes para cada grupo, em cada local.
Finalmente, nos anos 2000, o marketing evoluiu ainda mais e as organizações passaram a praticar o marketing individualizado. Ou seja, as ofertas são focadas em cada cliente, buscando a fidelização. Um exemplo disso é a empresa japonesa NB, que oferece mais de 11 mil variações possíveis de bicicleta, atendendo à personalidade de cada cliente.
Em suma: analise as práticas de marketing da sua empresa e veja se elas estão acompanhando as evoluções. Praticar marketing da década passada é prejuízo.
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chefe coloque ao menos a fonte…
livro fgvde fundamentos de marketing
pega mal nao colocar….
Josué, obrigado pela observação! De fato, eu leio muitos livros, revistas, artigos e conteúdos web para poder pensar em uma dica legal a cada dia! Informações, uma vez disponibilizadas, acabam se tornando argumentos próprios e nós muitas vezes nem lembramos de onde retiramos de tanto conteúdo que recebemos por dia. Esta dica é de agosto de 2009, e certamente de um livro da FGV, porque já li muitas publicações de lá! Será que você poderia me ajudar e me informar qual é a publicação para eu citar no post?
Desde já agradeço a ajuda!
Abraço,
Claudio