CLAUDIO NASAJON

Olá! Hoje, quero falar um pouco da evolução do marketing para você analisar se a sua empresa está acompanhando as mudanças. 

Na década de 70, usava-se o marketing de massa. Os clientes eram considerados todos iguais e os produtos empurrados da mesma forma, sem nenhuma estratégia. Na década de 80, o marketing começou a ser segmentado, ou seja, o que servia para um determinado grupo de clientes, podia não ser interessante para outros e as estratégias passaram a ser personalizadas para cada grupo.

Seguindo a evolução, nos anos 90, o marketing já era de relacionamento e as atitudes e os comportamentos de cada grupo foram associados também às características sociais e demográficas. Assim, as empresas passaram a ouvir seus clientes, tentando identificar desejos e necessidades e oferecendo promoções e ofertas diferentes para cada grupo, em cada local.

Finalmente, nos anos 2000, o marketing evoluiu ainda mais e as organizações passaram a praticar o marketing individualizado. Ou seja, as ofertas são focadas em cada cliente, buscando a fidelização. Um exemplo disso é a empresa japonesa NB, que oferece mais de 11 mil variações possíveis de bicicleta, atendendo à personalidade de cada cliente.

Em suma: analise as práticas de marketing da sua empresa e veja se elas estão acompanhando as evoluções. Praticar marketing da década passada é prejuízo.

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2 Responses

    1. Josué, obrigado pela observação! De fato, eu leio muitos livros, revistas, artigos e conteúdos web para poder pensar em uma dica legal a cada dia! Informações, uma vez disponibilizadas, acabam se tornando argumentos próprios e nós muitas vezes nem lembramos de onde retiramos de tanto conteúdo que recebemos por dia. Esta dica é de agosto de 2009, e certamente de um livro da FGV, porque já li muitas publicações de lá! Será que você poderia me ajudar e me informar qual é a publicação para eu citar no post?

      Desde já agradeço a ajuda!

      Abraço,
      Claudio

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