Existem várias maneiras de colaborar para a preservação do meio ambiente e, ainda, economizar quando optar por procedimentos ou produtos que não agridam tanto a natureza. Uma dessas maneiras pode estar no próprio ciclo de produção.
Se a sua empresa trabalha com entrega de produtos embalados, por exemplo, ações simples, como usar pacotes reciclados, podem tornar essa etapa mais sustentável.
Outra atitude bacana é usar materiais ecológicos para absorção de impacto. O isopor, muito usado para proteger os produtos, é feito de petróleo e demora oito anos para se decompor, mas ele pode ser substituído por materiais fibrosos, como cartão corrugado biodegradável em poucos meses.
Ah, reduzir o tamanho do pacote também traz uma série de vantagens para o cliente e para a empresa: menor custo com material, maior agilidade na chegada do produto ao mercado e, claro, menor dano ao meio ambiente. As garrafas de água estão nesse caminho – com tampas mais curtas e paredes mais finas para usar menor quantidade de plástico.
Ouça esta dica!
[podcast]http://www.claudionasajon.com.br/wp-content/uploads/2012/11/22.11.12.mp3[/podcast]
Muito bem lembrado o cuidado em evitar ou amenizar o uso de produtos derivados do petróleo como isopor e plástico nas embalagens de produtos industrializados.. Incluiria nessa mesma linha de raciocínio a opção por empresas que utilizam veículos não poluentes na coleta e entrega de pequenos volumes.. São as empresas de “Bike Couriers” ou “Bike Entregas” que utilizam apenas ciclistas em suas operações, os quais percorrem em média 60 Km diários, evitando lançar na atmosfera o tão prejudicial CO2 e inúmeros outros gases tóxicos emitidos pelos veículos automotores. A solução para muitos problemas vividos pela sociedade atual está nas escolhas que fazemos diariamente, naquilo que muitas vezes deixamos passar, ou seja, nos detalhes.