CLAUDIO NASAJON

Livro Gestão de Conflitos
Livro Gestão de Conflitos

Olá!

Em algum momento, todos nós já enfrentamos um conflito no ambiente de trabalho. Às vezes, temos a sensação de estar lutando contra a outra pessoa, achamos que ela tem raiva de nós ou que fomos injustiçados de alguma forma. Daí existem dois caminhos: um é ignorar a questão e o outro, é confrontar o pessoal. Mas nenhuma dessas opções são produtivas ou saudáveis para resolver o problema. É preciso fazer uma administração dos conflitos.

Nesses casos, a minha recomendação é você fazer uma pausa e tentar entender onde está a raiz do desacordo. Existem quatro tipos principais de conflitos: o primeiro é de “relação”, quando o desentendimento é de ordem pessoal; o segundo é de “tarefa”, quando o desacordo refere-se a uma meta; o terceiro é de “processo”, quando o problema surge por uma discordância sobre os meios ou processos para alcançar um objetivo e, finalmente, o quarto é de “status”, quando o desacordo é sobre a sua posição no grupo.

Aborde o problema de forma eficaz

Pensar nessas categorias pode ajudar você a descobrir o que está realmente acontecendo e, depois de saber o que está causando o problema, decidir como abordá-la de forma eficaz.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *