CLAUDIO NASAJON

A raiva é um sentimento difícil de gerenciar, mas não necessariamente ruim – pode até ser útil, se você souber canalizá-la. 

Uma estratégia que eu uso – quanto percebo e tenho tempo de pensar – é tentar Identificar o “motivo” por trás da emoção. 

O que desencadeou essa raiva? De que outra forma eu poderia reagir? Que outro sentimento pode estar envolvido, como medo, por exemplo, que me faz sentir o que sinto?

Quando eu reconheço a causa da emoção, posso até deixar a raiva fluir, mas torno a emoção tangível e consigo ser um pouco mais racional, em vez de reagir apenas por impulso.

Dou um tempo para baixar os batimentos cardíacos e relaxar os músculos, algo tipo “contar até dez”, mesmo, para depois compartilhar com a outra pessoa como aquela ação me fez sentir.

Não é sempre que consigo, mas às vezes funciona e o resultado é muito melhor do que reagir ou comer a raiva.

Para deixar o seu comentário ou fazer alguma pergunta sobre gestão empresarial, acesse o meu site.