Olá! Muitos funcionários passam horas tentando agradar seus chefes quando, na verdade, muito mais eficaz é agradar os clientes. Quando os funcionários agradam os clientes, a empresa vende mais e, conseqüentemente, todo mundo fica feliz, (principalmente os chefes).

Para isso, pense em criar uma política que permita melhorar constantemente o seu atendimento. Comece listando os itens que geram mais insatisfação e à medida que for resolvendo os problemas, refaça a lista. Por exemplo: se você hoje deixa de responder a algumas ligações de clientes, aja no sentido de garantir que atenderá TODAS as reclamações em até 24h. Se já o faz, veja como reduzir o tempo até que esse ítem deixe de ser um problema.

Além disso, aproveite todas as oportunidades para descobrir causas de insatisfação. Quando perder uma venda, por exempo, procure ligar para o cliente e descobrir por que ele deixou de comprar em sua empresa. O importante não é justificar ou provar coisa alguma, mas sim identificar o que seu cliente pensa, como ele se sentiu, e por quê.

Criando programas de melhoria contínua do atendimento, você conquista mais clientes, aumentando a rentabilidade da sua empresa.

2 Responses

  1. Darlene,
    Obrigado pelos elogios à Nasajon. De fato, fazer software muita gente sabe fazer – e no meu ramo quem dita os recursos é o governo pois contabilidade, folha de pagamento e escrita fiscal, nossos carros-chefe, precisam seguir regras prestabelecidas. Sendo assim, a unica forma que temos de nos diferenciar dos demais é investindo em ATENDIMENTO. E temos conseguido. A Nasajon é hoje a 5a. melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro, entre as 100 melhores do Brasil (revista EPOCA/EXAME/GPTW) e está entre as 60 melhores em gestão de pessoas (VALOR Economico). Fazemos isso porque sabemos que um funcionário feliz e competente atende melhor aos clientes. E clientes felizes indicam nossos produtos. Investimos cerca de 20% do nosso faturamento em marketing, mas mesmo assim, mais de 70% de nossas vendas são para indicações de clientes! Então, respondendo ao seu comentário, acredito que vale a pena investir em ATENDIMENTO e manter clietnes, externos e internos (colaboradores), contentes para criar relacionamentos de longo prazo.
    Um abraço,
    Claudio Nasajon

  2. Caro Claudio, que bom seria se todos empresários pensassem assim…eu sou a prova viva dessa história, pois trabalhei com um software por 5 anos, e a troca foi a falta de comunicação com a empresa, diversas vezes eu e meu esposo tentamos chegar aos desenvolvedores do software para tratar dos problemas ocorridos, o qual estava gerando um grande retrabalho para nós, mas em nenhum momento houve interesse por parte da empresa em resolver ou até mesmo nos ouvir… por isso em 2006 optamos pela troca, mas posso afirmar que trocamos um problema por outro (talvez um pouco menor, mas não deixa de ser um problema), a comunicação que era nosso grande entrave, ficou ainda pior pois a empresa á em Santa Catarina, de forma que se não conseguiamos chegar aos desenvolvedores da empresa que era aqui em Americana-SP., imagine essa que é de Santa Catarina…
    Mas enfim não vamos tratar dos meus problemas…
    Quero agradecer a atenção dispensada pela sua colaboradora Cleide, que me atendeu prontamente para uma demonstração mais detalhada do software, outro ponto positivo é que o Software Nasajon tem algumas facilidades que faz anos que peço para as empresas anteriores adaptar, pois o escritório contábil a cada dia tem mais e mais obrigações e não temos conseguido conciliar, se não trabalharmos com empresas que sejam nossas parceiras fica ainda mais difícil.
    Precisamos com certeza de parceiros que saibam entender claramente o que precisamos…Essa empatia tem feito muita falta em nosso meio…
    Acredito ser esse o maior ponto positivo da Nasajon.

    Um abraço

    Darlene