CLAUDIO NASAJON

Quando acontecer uma situação na sua empresa que esteja fora do seu alcance, a principal recomendação é jogar limpo com seus clientes.

Há alguns anos, a Nestlé sofreu uma ameaça de um grupo que afirmou ter pessoas infiltradas na fábrica que colocariam veneno no leite Ninho, caso eles não depositassem um valor altíssimo em uma conta de banco.

Como medida de segurança e seguindo seus valores de que os produtos oferecidos são de qualidade, ainda mais no caso do leite Ninho, que é direcionado para as crianças, a Nestlé tirou o produto de circulação por um tempo e aconselhou os clientes a procurar o produto da concorrência nesse período.

A postura da empresa foi exemplar, frente a uma situação dessas: responsabilidade com transparência. O resultado é que passada a crise e assentada a poeira, a empresa recuperou as vendas e manteve a sua credibilidade no mercado.

A lição é que se você algum dia você enfrentar algo do tipo, minha recomendação é agir priorizando a segurança de seus consumidores e, principalmente, ser sincero e absolutamente transparente com relação ao que aconteceu e ao que você está fazendo para resolver a questão.

Dessa forma, você conquista a confiança dos seus clientes e pode até perder um pouco naquele momento, mas certamente recupera no longo prazo.

E você? Tem alguma ideia que queira desenvolver?

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