Gestão & Negócios

Faça atividades recreativas para relaxar

atividades recreativas para viagens em grupoNão sei você, mas eu não tenho dúvidas de que hoje em dia temos um risco de esgotamento muito maior do que há 10 anos. As atividades recreativas servem para relaxar. Funcionam bem para recarregar as baterias, salvando-nos desse frenesi de conexão vinte e quatro horas criado pelos modernos dispositivos móveis.

Antes da era do celular era mais fácil desconectar. A gente podia relaxar caminhando, dirigindo, viajando… mas Agora? Estamos todos sempre ligados no Facebook, no Whatsapp, mandando e recebendo mensagens a qualquer hora, em qualquer lugar… A gente não desliga mais! Atividades recreativas, mais do que uma forma de lazer, passaram a ser mandatórias para maner a nossa saúde.

A boa notícia é que alguns estudos indicam que realizar atividades recreativas é melhor do que não fazer nada, quando se trata de recarregar as baterias.

Claro que sempre é atraente descansar no sofá vendo um filme com um balde de pipoca no colo, mas se quiser relaxar para aumentar a energia, tente se envolver em algo mais desafiador, nem que seja fazer palavras cruzadas ou jogar xadrez (sim, atividades recreativas não significa “atividades aeróbicas”).

Há algum tempo escrevi um artigo sobre academias que tentam atrair usuários criando ambientes lúdicos e divertidos (“Você frequentaria uma academia que parece um jogo de videogame?”)

Sugestões de atividades recreativas

Para dar uma ajudinha, eu fiz uma lista com algumas atividades recreativas para você se inspirar:

Esportes

Esportes em geral, incluindo aí o futebol, vôlei e basquete, por exemplo, são ótimas atividades recreativas. Os entusiastas do esporte aliam as vantagens do exercício físico e da socialização com a necessidade de “desligar” do seu dia a dia para se concentrar no jogo.

Aventuras

Aqueles com o coração valente podem ter interesse em atividades como mountanhismo, esqui, asa delta e outras semelhantes. Esses esportes, na verdade, se enquadram na categoria de “esportes radicais” e exigem que a pessoa tenha, além de uma boa condição física, amor por aventura. Por um lado, essas atividades recreativas criam emoção e entusiasmo, mas por outrol elas envolvem uma certa quantidade de risco.

Algumas empresas já se movimentam para oferecer “aventuras” indoor. Veja este artigo sobre um cinema onde a audiência fica dentro de uma piscina para “entrar no clima” do filme.

Entretenimento

Atividades recreativas, como cantar, ler, ouvir música, assistir filmes, dançar ou fazer ginástica aeróbica, dão felicidade real. Os nossos hobbies são atividades que realmente nos engajam em algo que nós amamos fazer. Essa é certamente a melhor forma de recreação e relaxamento.

Jogos

Jogos de vídeo, jogos de computador e até navegar na Internet (se você não trabalha nisso), são alguns outros exemplos de atividades recreativas.

Turismo

Viajar para lugares desconhecidos exige um certo preparo. É preciso providenciar transporte, hospedagem, identificar os melhores passeios e por aí vai. Além da viagem em si servir como “fuga” do dia a dia, a preparação e as atividades pós-viagem, como encontro com amigos para mostrar as fotos, por exemplo, transformam o turismo numa das melhores atividades recreativas que você pode fazer.

Outra alternativa é fazer “turismo” na sua própria cidade. Visitar parques, museus e locais de importância histórica são os meios de recreação que muitos consideram atividades recreativas prazerosas e relaxantes.

Um site bom para entender as opções em cada local é o portal de Turismo do governo brasileiro (há sites semelhantes em quase qualquer país), onde você poderá conhecer as principais atrações de cada destino.

Passeios ao ar livre

Atividades recreativas ao ar livre podem incluir passeios pela natureza, rafting e trilhas a pé. Atividades recreativas organizadas são muitas vezes planejadas por clubes privados ou associações e, nesses casos, você ganha duas vezes: relaxa e ainda faz sociabilidade.

Clubes

A maior parte dos clubes, associações de moradores e até instituições governamentais, incluem atividades recreativas no seu programa para associados. Normalmente eles oferecem uma grande variedade de programas de lazer para pessoas de diferentes idades e interesses variados. Confira um em sua localidade.

Atividades recreativas passivas e ativas

As atividades recreativas podem ser basicamente de dois tipos: passivas ou ativas. Atividades recreativas passivas são aquelas nas quais você apenas “curte a paisagem”, como passear na praia ou dar um caminhada à beira do rio. Já nas atividades recreativas ativas, como na prática de esportes de aventura ou jogos, você não pode ficar apenas “olhando” – precisa participar ativamente.

Atividades recreativas internas e externas

As atividades recreativas também podem ser classificados como internas e externas. As atividades recreativas internas são aquelas que você pode realizar dentro de casa, como palavras-cruzadas, xadrez, videojogos, internet etc.

Já as atividades recreativas externas implicam num espaço externo, fora do prédio, como esportes, aventuras e viagens, por exemplo.

Atividades recreativas individuais ou em grupo

Finalmente, as atividades recreativas podem ser individuais ou em grupo. Atividades recreativas em grupo incluem jogos de equipe, viagens de grupo e esportes de uma forma geral. As atividades recreativas individuais são aquelas em que o entretenimento é feito de maneira “solo”, como videojogos, navegar na internet, ler um livro ou assistir a um filme.

Use as atividades recreativas para relaxar e desligar

Atividades recreativas oferecem a oportunidade de aproveitar a sua vida de forma mais abrangente do que apenas profissionalmente. Excursões e viagens podem representar mais tempo com a sua família. Atividades em grupo e esportes em geral, são uma oportunidade para conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e socializar.

Embora recreação em excesso não seja não é aconselhável, uma pequena quantidade de atividades recreativas todos os dias, é a saída recomendada para recarregar as baterias desgastadas pela vida cada vez mais agitada e conectada dos tempos atuais.

Apesar de as empresas exigirem que você se esforce cada vez mais ao seu trabalho para garantir a sua posição, muitas também entendem que é necessário um certo equilíbrio entre trabalho, família e lazer, para manter a saúde mental dos seus funcionários. As atividades recreativas cumprem esse propósito.

Até a próxima,

Claudio Nasajon

Alguns livros que talvez sejam úteis:

atividades recreativas para viagens em grupoAtividades recreativas para grupos em viagens de turismo

Este livro apresenta um largo repertório de atividades recreativas bastante flexíveis e pode servir como uma espécie de baú de idéias, classificadas conforme a sua adequação à idade. Inclui atividades recreativas para portadores de necessidades especiais.

Atividades recreativas para jovens e adultosAtividades recreativas para jovens e adultos

A obra explora o caráter lúdico das atividades físicas, esportivas e recreativas, propondo a invenção e reinvenção de brincadeiras fáceis, que agregam valores positivos e saudáveis, tanto para jovens como para adultos. .

 

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Empresarial Temático

Venha trocar ideias com outros empresários do seu ramo para encontrar soluçes a problemas comuns.

CONVERSA DE NEGÓCIOS

Toda quarta-feira, às 21h, participe gratuitamente do encontro AO VIVO com Claudio Nasajon

Venha compartilhar experiências e encontrar soluções para aplicar no seu próprio negócio.

Seminário gratuito

Siga-me no YouTube

Pílulas de gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook