Saiba como se comporta o seu público
Olá! Um estudo realizado pelo Ibope Mídia, apresentado no ano passado, dividiu o consumidor brasileiro em três grupos com base nos hábitos de compra. O primeiro grupo é o mais numeroso. 5 de cada 10 pessoas economicamente ativas preferem pagamento a prazo e geralmente compram por impulso. A maioria é de solteiros com idade até […]
Crie estratégias para agradar os seus clientes
Olá! Antes de perder um cliente, descubra o motivo de sua saída e ofereça uma solução para o problema. Um exemplo interessante que ouvi esses dias foi da sócia da “Talk Show idiomas”. Ela notou que muitos alunos faltavam às aulas e resolveu pesquisar o motivo. Depois de alguns telefonemas, chegou à conclusão que alguns […]
Estimule seus clientes a voltarem na sua empresa
Olá! Estimule seus clientes a consumirem mais na SUA empresa em vez da empresa dos concorrentes, usando estratégias de fidelização. Foi o que fez a Parmê. Desde março deste ano, a rede lançou um cartão fidelidade, onde a cada nove pratos consumidos, o cliente ganha uma pizza tamanho família ou outro prato à sua escolha. […]
Ofereça horários alternativos para atender aos seus clientes
Olá! Esteja sempre disponível para atender aos seus clientes. Se for preciso, crie políticas de horas extras para seus empregados trabalharem em horários alternativos, use atendimento por telefone, abra canais de ouvidoria. Quanto mais opções, melhor. Em um salão de beleza em São Paulo chamado De Ro Cabeleireiros, por exemplo, calcula-se que 30% dos 700 […]
Clientes antigos são mais rentáveis do que clientes novos
Olá! É muito importante e lucrativo captar novos clientes. Mas lembre-se dos clientes antigos – segundo o SEBRAE, é pelo menos cinco vezes mais rentável vender para um “já cliente” do que conquistar um novo consumidor. A maioria dos estabelecimentos costuma agradar os clientes novos com promoções e descontos. Isso é legal, mas lembre que […]
Deixe seus clientes mais próximos dos seus produtos
Olá! Diminua a distância entre seus clientes e seus produtos. Se você tem uma loja, nada de contratar vendedores com ar de superioridade ou exibir seus produtos com um vidro na frente. Elimine as barreiras! O momento é de proximidade, então quanto mais os clientes puderem tocar e experimentar seus produtos, melhor! É o que […]
Crie eventos temáticos para gerar movimento
Olá! Pense em maneiras diferentes de atrair seus clientes. Crie eventos temáticos ou ações que aproximem os consumidores de sua empresa. A Doural, por exemplo, que é uma loja de utilidades domésticas de São Paulo, acabou se tornando um ponto gastronômico investindo num espaço voltado somente para chefs de cozinha e futuros profissionais. O lugar […]
O momento da compra deve ser inesquecível para o cliente
Olá! Crie uma interação entre o produto, sua empresa e o cliente, no momento da compra. As lojas são repletas de vendedores com atendimentos mecânicos e tradicionais, às vezes até com uma simpatia forçada, exagerada. Não é isso que vai tornar aquele momento inesquecível. O que o cliente precisa é de uma forma de interação. […]
Faça parcerias com fornecedores e varejistas
Olá! Faça parcerias com outras empresas, varejistas e fornecedores para alavancar seu negócio e aumentar suas vendas. Parcerias com varejistas aumentam os pontos de vendas sem nenhum investimento adicional. Você pode criar vale-presentes comercializados fora da sua loja, para ganhar espaço em lojas próximas ao seu estabelecimento como floriculturas, livrarias, ou qualquer outro ponto de […]
Crie um produto mais em conta, se quiser oferecer opções econômicas
Olá! Em uns dos posts anteriores, eu alertei aos empresários que diminuir o preço do produto, comprometendo a qualidade, nunca é uma boa saída. Por isso, se você deseja oferecer um produto com valores mais acessíveis, nesse momento de crise, minha recomendação é, em vez de alterar seus itens originais colocando preços mais baixos, criar […]