Evite reduções de preços que alterem a qualidade do produto
Olá! Muitas empresas costumam mexer na qualidade do produto para diminuir o preço e torná-lo mais competitivo. Mas cuidado! Isso pode afastar os consumidores. Foi o que aconteceu com o pão de queijo Forno de Minas, por exemplo. Após ser vendido para duas empresas americanas, ele alterou a receita para viabilizar um preço mais baixo. […]
Trate seus clientes com igualdade e gentileza
Olá! Tome cuidado antes de julgar os seus clientes. E principalmente, alerte seus funcionários, para evitar preconceitos. Se você tem uma loja de informática, por exemplo, é capaz de não levar a sério um adolescente que chegue procurando informações e querendo testar uma máquina muito cara. Reação compreensível. Afinal, realmente será bem difícil esse menino […]
Sempre busque satisfazer o cliente
Olá! Sempre que houver alguma situação na qual você não possa cumprir o que combinou com o seu cliente, explique o que aconteceu e diga-lhe claramente o que vai fazer para resolver a questão. Em vez de apresentar desculpas ou justificativas, admita o seu erro e faça o necessário para corrigir a situação e faça […]
Faça uso do marketing sensorial
Olá! Você já ouviu falar em marketing sensorial? O marketing sensorial analisa o comportamento do cliente e suas emoções, buscando criar um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor. Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no ponto de venda. A ideia é fazer com que […]
Defina critérios de remuneração adequados
Olá! Você já avaliou a forma como remunera os vendedores da sua empresa? Se ainda não fez isso, fique atento. Muitas organizações pagam a esses funcionários uma porcentagem referente apenas ao valor das vendas. E, dessa forma, acabam estimulando a quantidade e deixando para trás a qualidade das vendas. Se você quer que seus vendedores […]
Trate bem o cliente que realiza trocas
Olá! Estimule seus funcionários a serem gentis com os clientes que realizam trocas de mercadoria. É comum vermos consumidores que são tratados como chatos e receberem um péssimo atendimento só porque vão trocar um produto. A saída para evitar isso é criar uma política que beneficie os funcionários cordiais com o cliente em busca de […]
Dê asas à imaginação
Olá! Busque a inovação como um diferencial. O que mais atrai o cliente são as novidades. Parece difícil pensar em uma ação ainda não explorada, mas alimentando a imaginação e deixando fluir novas ideias, pode-se criar inovações úteis para a sua organização. Uma empresa dinamarquesa fabricante de cerveja, por exemplo, decidiu apostar numa ideia mirabolante, […]
Descubra o que os seus clientes estão pensando
Olá! Utilize redes sociais como blogs, comunidades do Orkut e sites de conteúdo coletivo para saber o que os seus clientes pensam. Nessas redes, eles ficam muito mais à vontade para expor suas opiniões com sinceridade, já que funcionam como uma espécie de bate-papo informal. Além de ser mais prático e natural do que os […]