Saiba ouvir
Olá! Saber ouvir é fundamental para o processo da comunicação e para o sucesso. Ouvir é essencial, não basta apenas escutar, a ação é mais ampla, inclui compreender, entender e assimilar. Tenha capacidade de captar e entender palavras, atitudes, gestos e até mesmo o silêncio. É natural que falemos mais, sendo assim, se você sabe […]
Fomente a união dos departamentos
Olá!Você sempre escuta comentários do tipo: “ O pessoal do atendimento é que tem vida boa”. “As meninas da recepção estão sempre conversando ” ou “Não sei por que o marketing precisa de tantos estagiários”? Isso acontece porque na maioria das vezes os colaboradores só conhecem superficialmente o trabalho dos outros setores. Para evitar esse […]
Sirva de exemplo para seus colaboradores
Olá! Um gestor está sempre no centro das atenções e acaba servindo de padrão referencial para a sua equipe – por isso é tão importante dar o exemplo. A prática do “faça o que digo e não o que eu faço” já não funciona mais nas empresas modernas. O empreendedorismo é a palavra da vez […]
Seja reflexivo
Olá!Seja reflexivo sempre que possível. Uma boa decisão abre caminhos, particularmente no mundo corporativo, onde precisamos sempre alcançar os melhores resultados. Ser pró-ativo é uma exigência, mas priorize sua atitude reflexiva. Mesmo que tenha que tomar decisões rápidas, reflita sobre o que pretende fazer antes de aplicar o seu ponto de vista. Seja ponderado nas […]
Invista no marketing pessoal
Olá! Com freqüência, alunos, ouvintes e leitores me perguntam o que fazer para ser notado. Ora, você e sua carreira são como produtos e precisam ser reconhecidos por suas qualidades e competências. Para isso, utilize o Marketing Pessoal. Procure sempre incentivar as pessoas ao seu redor a conquistarem objetivos. Transmita confiança aos seus superiores e […]
Respeite a diversidade
Olá! Respeite as diversidades culturais e ideológicas da sua equipe. Quando as diferenças são aceitas e tratadas de maneira amigável, a cooperação flui mais rápido e o entendimento acontece. Líderes mais abertos são capazes de pensar e refletir sobre seus próprios valores, procedimentos e atitudes, e compreender o outro é o primeiro passo para um […]
Trabalhe junto com sua equipe
Olá! Seja parceiro da sua equipe. Tome para si as conseqüências de suas decisões, assim será capaz de obter o respeito de seus colaboradores. No ambiente corporativo acontece a mesma coisa que num campo de batalha. Quando um comandante luta junto com seus soldados, eles se sentem mais protegidos e mais fortes. Se você trabalha […]
Use palavras positivas
ouça esta dica Olá! As palavras que você usa criam “imagens” na mente do cliente. Muitas vezes essas imagens favorecem a venda e contribuem para atingir o seu objetivo; outras, geram rejeição e medo, atrapalhando o caminho da negociação. Por isso, o ideal é que você substitua as palavras negativas, aquelas que dão medo, por […]
Valorize os detalhes
ouça esta dica Olá! Você já percebeu que às vezes damos muita importância a pequenas coisas? Fazendo uma analise dos motivos de satisfação – ou insatisfação – das pessoas no ambiente de trabalho percebi que muitas vezes um simples “bom dia”, ou melhor, a falta dele pode fazer a diferença entre o sujeito se sentir […]
Transmita uma imagem positiva
ouça esta dica Olá! A confiança do cliente em um vendedor tem relação direta com a sua aparência e com o seu comportamento. Neste terreno, pequenos detalhes fazem diferença. Uma mancha na manga da camisa ou um botão puxado por causa de uns quilos a mais podem passar uma imagem de desleixo – que é […]