Torne suas reuniões mais produtivas
ouça esta dica Um leitor do blog, o Carlos Augusto, sugeriu que falásse sobre como aumentar a produtividade das reuniões de negócios, então elaborei uma lista dos três itens que considero mais importante. O primeiro passo é definir bem o tema da reunião. Para isso, crie uma pauta, coloque o tema em destaque e pontue […]
Oriente sobre higiene e cuidados pessoais
ouça esta dica Olá! A ouvinte Lívia pergunta como agir quando algum funcionário, que gera bons resultados para a empresa, apresenta mal cheiro . Já passei por situação semelhante, Livia. Nesse caso, não pense duas vezes: chame o funcionário para a sua sala e diga a ele que precisa cuidar do odor . As causas […]
Seja ético e transparente
ouça esta dica A ouvinte Márcia contou que trabalha em uma empresa de tecnologia e, recentemente, recebeu uma proposta de uma cliente para fazer trabalhos aos finais de semana. Ela quer saber se é correto aceitar o serviço. Márcia, minha sugestão é que você faça essa pergunta ao seu chefe. Essa é a maneira mais […]
Identifique as expectativas dos candidatos
ouça esta dica Algumas vezes, após um curto período de contrato, excelentes profissionais acabam desistindo de continuar na sua empresa porque percebem que não terão condições de alcançar os seus objetivos. Além de perder tempo e dinheiro com essas pessoas, eliminam-se outras que poderiam ter sido bem-sucedidas no cargo. Por isso, quando entrevistar um candidato […]
Reconheça as habilidades dos seus colaboradores
ouça esta dica Se você tem um funcionário que se destaca nas vendas e execução dos serviços, mas deixa a desejar na organização e limpeza de suas ferramentas e não sabe o que fazer com ele, preste atenção nesta dica. Bom, felizmente as pessoas são diferentes, têm competências distintas. Se o sujeito é bom em […]
Reduza gastos tendo uma ação sustentável
ouça esta dica Incentive seus funcionários a usarem canecas duráveis, ao invés de copos descartáveis. Pesquisas realizadas em diversas organizações no mundo apontam para um consumo desenfreado de copos plásticos em ambientes corporativos. Para se ter uma idéia, uma empresa com 150 funcionários utiliza, em média, 10 mil copos por mês. Por isso, realize campanhas […]
Respeite o cliente
ouça esta dica Sempre que você conquistar um novo cliente, pergunte como ele gostaria de ser contatado pela sua empresa. Pode ser por carta, e-mail, telefone ou SMS, por exemplo. O importante é que essa informação fique cadastrada no sistema – e o cliente só seja abordado da maneira como escolheu. Pesquisando a melhor forma […]
INDIA. O BURACO NO MURO (the hole in the wall)
Olá!Navegando pelo youtube.com encontrei uma pérola. Veja como uma empresa de tecnologia, a NIIT, na Índia, fomentou a inclusão digital. E surpreenda-se com a reação de crianças à desconhecida Internet. Atitudes como esta, do Dr. Sugata Mitra, chefe do departamento de P&D da NIIT, fazem a diferença! O que você pensa sobre a atitude desta […]
O importante não é acertar sempre e sim saber como agir quando errar.
Semana passada um executivo da minha empresa que mora no Rio foi a São Paulo para participar da festa de premiação das “melhores para se trabalhar no Brasil” (já sei… é a segunda vez que menciono o prêmio, mas o do mês passado era o da Computerworld/GPTW e desta vez foi o da Época/GPTW.. que […]
Seja transparente nas entrevistas
ouça esta dica Uma das maneiras de identificar profissionais talentosos é fazendo entrevistas. Mesmo assim muitos gerentes estabelecem um relacionamento formal demais com os candidatos o que, além de deixá-los nervosos, tende a fazer com que eles escondam os seus pontos fracos. Por isso, procure criar um ambiente amigável e informal nas suas entrevistas. Deixando […]