Defina o posicionamento da sua empresa

Olá! O posicionamento de uma empresa é baseado em benefícios – que podem ser tangíveis, normalmente relacionados a características técnicas dos produtos, ou abstratos, como qualidade, durabilidade, confiabilidade. Ao apresentar um absorvente feminino como aquele que tem maior capacidade de absorção e oferece maior segurança, por exemplo, a empresa investe no posicionamento por intangíveis. Já […]

Consertando pequenos erros você aumento a produtividade

Olá! Você presta atenção nas principais falhas de sua empresa? Mesmo que sejam pequenas, vale a pena tentar consertá-las, porque o resultado pode ser bem lucrativo. Foi o que fez a empresa paranaense Loriella, por exemplo. No mercado há quatro anos, a empresa fabrica pães de alho pré-assados, servidos, principalmente, em churrascos. Por ser um […]

Seu produto mexe com o emocional dos seus consumidores?

Olá! Sua marca atinge emocionalmente os consumidores? As modernas técnicas de marketing ensinam que, além de ter qualidade e do preço acessível, é fundamental que sua oferta também tenha um componente emocional – que se identifique com seu consumidor. Veja o caso da Skol, por exemplo. A Skol é uma das marcas brasileiras que melhor […]

Trate seus clientes com igualdade e gentileza

Olá! Tome cuidado antes de julgar os seus clientes. E principalmente, alerte seus funcionários, para evitar preconceitos. Se você tem uma loja de informática, por exemplo, é capaz de não levar a sério um adolescente que chegue procurando informações e querendo testar uma máquina muito cara. Reação compreensível. Afinal, realmente será bem difícil esse menino […]

Recompense comportamentos positivos

Olá! Os comportamentos considerados aceitáveis pelas empresas são baseados muito mais na atitude das pessoas do que nos regulamentos escritos. Um dos principais conceitos envolvidos na criação dessa “cultura corporativa”, é o de que as pessoas agem de acordo com as recompensas que recebem. Por exemplo, algumas empresas remuneram entregadores em função das horas trabalhadas. […]

Identifique os pontos fortes de seus funcionários

Olá! Observe os talentos de seus funcionários. Alguns têm facilidade de se comunicar em público, já outros são mais tímidos e usam a imaginação para criar produtos, desenvolver estratégias, ou cálculos. Por isso é útil você identificar os pontos fortes de seus colaboradores e usar essas qualidades para impulsionar o crescimento do seu negócio. Observe […]

Escute o que seus funcionários têm a lhe dizer

Olá! Muitos empresários não gostam de receber críticas de funcionários. Mas, por mais que pareça loucura, meu conselho é que você não só aceite, como peça incansavelmente essas críticas. O maior erro dos líderes é misturar as emoções pessoais com as ações profissionais. Os funcionários de hoje, principalmente os mais jovens, questionam bastante as decisões […]

Peça sugestão dos seus funcionários que não concordarem com alguma ação

Olá! Estimule seus funcionários a darem sugestões alternativas, quando não concordarem com uma ação. É comum que seus colaboradores digam que não estão de acordo com alguma decisão, até explicando os motivos ou argumentando para defender seus pontos-de-vista. Mas, na maioria das vezes, apenas demonstram a insatisfação, sem apresentar alternativas. Então, quando isso acontecer na […]

É importante dizer sim aos seus funcionários

Olá! Seja flexível com seus funcionários. Eventualmente, alguns colaboradores pedem favores particulares como chegar mais tarde, sair mais cedo ou faltar. Sempre que houver esses casos, minha recomendação é que você analise a situação antes de dar uma resposta. Você precisa considerar que se ele pediu formalmente o favor é porque aquela falta ou atraso […]

Preste atenção ao conteúdo que você divulga na Internet

Olá! Fique atento ao conteúdo que você divulga em suas ferramentas pessoais. Tudo o que você escreve na Internet pode ser acessado por qualquer pessoa. Muitos funcionários às vezes fazem comentários sobre seus chefes em seus blogs, Twitter e Orkut – e fazem isso como se estivessem numa conversa pessoal, esquecem que o chefe também […]