Pequenos erros também são perigosos
Olá! Fique atento aos pequenos erros em sua empresa. Muitos empresários acham que para levar um empreendimento à falência é necessário cometer um erro grave, mas estão enganados! Já vi negócios que estavam crescendo com velocidade, despencarem devido a pequenas mancadas. Negligências bobas como não atender as ligações dos clientes, não responder e-mails, entregar produtos […]
Busque iniciativas respeitando as diferenças
Olá! Empresas que dedicam atenção especial à mulher são reconhecidas no mercado. Muito se fala de igualdade, mas o fato é que o mundo era dos homens até bem pouco tempo atrás. Então, as iniciativas no sentido de dar oportunidades iguais a todos – respeitando as diferenças – têm se desenvolvido no mundo corporativo com […]
Estimule o bom humor em sua equipe
Olá! Valorizar o bom humor é uma ótima estratégia para estimular a criatividade. No ambiente de trabalho, o humor facilita o desempenho das tarefas. Pessoas bem humoradas são pró-ativas, alcançam suas metas, encontram saídas para as pressões e limitações do cotidiano. Por outro lado, o clima de uma empresa é reflexo do comportamento emocional dos […]
Acabe com os boatos
Olá! Evite boatos em sua empresa. A dica de hoje envolve esse mal tão adorado pelos funcionários. Um boato bem elaborado é capaz de gerar promoções, mas também intrigas e demissões. A famosa “rádio corredor” faz a notícia chegar ao receptor de forma rápida e eficaz, mas de maneira distorcida, ou seja, fora de controle. […]
E-mail da empresa, só para assuntos corporativos
Olá! Utilize o e-mail de sua empresa apenas para assuntos corporativos e incentive seus funcionários a criar e-mails particulares para os demais assuntos. Uma pesquisa mostrou que 63% das pessoas já se ofenderam, pelo menos uma vez, ao ler um e-mail. E se isso acontecer com um cliente ou um funcionário pode ser sinônimo de […]
Trate bem o cliente que realiza trocas
Olá! Estimule seus funcionários a serem gentis com os clientes que realizam trocas de mercadoria. É comum vermos consumidores que são tratados como chatos e receberem um péssimo atendimento só porque vão trocar um produto. A saída para evitar isso é criar uma política que beneficie os funcionários cordiais com o cliente em busca de […]
Converse com seus colaboradores antes de impor uma decisão
Olá! Prepare seus funcionários antes de anunciar uma notícia polêmica. Se possível, converse com cada um separadamente, ou monte grupos pequenos explicando os motivos que levaram à nova decisão. Por exemplo, há algum tempo eu achei que era importante implantar uma gincana de produtividade no departamento de marketing, o único da minha empresa que ainda […]
Elogie e critique seus funcionários
Olá! Treine seus colaboradores por meio de exemplos. Isso significa que você deve criticar quando preciso e elogiar sempre que o trabalho for bem feito. A omissão de uma opinião pode ser vista como indiferença ou até como insatisfação. Por isso, seja qual for o resultado sempre sinalize o que achou. Além disso, elogiar é […]
A solução para assuntos complicados é explicá-los
Olá! Explique para seus funcionários, aqueles assuntos que você acha que eles terão dificuldades em entender. Pular assuntos mais complicados para o entendimento é sempre uma tentação no ambiente corporativo. Mas isso é um tiro n’água. Se você acha que as pessoas não conseguirão acompanhar alguma coisa, aí é que você deve tentar explicá-la. Dependendo […]
Pensamento positivo atrai conquistas
Olá! Cultive pensamentos positivos, mesmo em época de crise. Nosso subconsciente é uma ferramenta poderosa. Se você colocar na cabeça que não vai conseguir seja lá o que for, provavelmente vai contribuir mesmo para isso não aconteça pois criará uma barreira mental. É como a história das duas rãzinhas que caíram num pote de nata. […]