Crie regras claras de utilização da Internet

Olá! Adote uma política transparente com os seus funcionários sobre o uso da Internet. Muitas empresas proíbem o uso durante o expediente, mas hoje em dia, o acesso ao e-mail, ao Google e a redes de relacionamento é importante para realizar as tarefas profissionais. Seria como proibir o uso do telefone porque alguns ficam batendo […]

Conheça as possibilidades antes de fazer uma promessa

Olá! Antes de fazer uma promessa a seus colaboradores, procure ter certeza de que poderá cumpri-la. Por exemplo, se você prometeu a sua equipe um aumento de 10%, mas a direção da empresa só conferiu 5%, por mais que você justifique o aumento não será valorizado, porque o seu pessoal já estaria esperando mais. Pelo […]

A arte de deixar ir embora

Olá! Deixe sempre as portas abertas para os bons funcionários. Mesmo quando eles desejam embarcar em outra aventura. Muitas vezes aquele seu melhor funcionário resolve viver novas experiências profissionais, e a reação natural do empresário é se sentir traído, ficar com raiva. Quando isso acontecer, minha recomendação é que você incentive a nova vivência. Talvez […]

Você sabe com quem está falando?

Mario Cortella, em seu livro “Qual é a tua obra” (Ed. Vozes: 2007) tem uma passagem espetacular para responder a essa pergunta, normalmente formulada por aqueles ou aquelas que se consideram superiores como seres humanos apenas porque têm um emprego socialmente mais valorizado: Hoje, em Física Quântica, não se fala mais em universo, mas em […]

Lute por suas idéias!

Olá! Lute por suas idéias. Mas antes certifique-se de que a luta seja relevante. No ambiente corporativo tome muito cuidado com as discussões improdutivas. Se quiser ter sucesso em um debate você precisa defender suas idéias “como se estivesse certo” mas deve saber ouvir “consciente de que pode estar errado”. Antes de apresentar seu ponto-de-vista […]

Comprometa-se com seus clientes e fornecedores

Olá! Comprometa-se com seus clientes e fornecedores. O comprometimento é o que permanece depois que o entusiasmo vai embora. Durante uma negociação ou uma venda é preciso transpirar confiança, mas o que muitos esquecem é que ela deve permanecer depois. Você pode parecer comprometido com seus clientes e fornecedores por um certo tempo mas se […]

Agende suas visitas com antecedência

Olá! Marque com antecedência as visitas aos seus clientes. Evite chegar de surpresa ou ligar em cima da hora perguntando se o cliente pode recebê-lo. Isso interfere na agenda do dia e atrapalha o planejamento . Além disso, usando essa estratégia, você tem boas chances de ir lá e ele não poder atendê-lo, caso em […]

Seja camaleão na negociação

Olá! Seja camaleão na negociação. Principalmente se você negocia sempre com as mesmas pessoas, é preciso sempre mudar de estilo para melhorar os resultados. Uma máxima popular diz que a definição de loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar que os resultados sejam diferentes. Se os seus interlocutores já conhecem a sua maneira […]

A solução de cada um

Olá. Alguns dias atrás um amigo, diretor de uma empresa de tecnologia, foi demitido em nome “da crise”. A empresa disse estar “se preparando” para enfrentar a recessão que “está por vir”. Aproveitei para oferecer-lhe sociedade num projeto que quero lançar há alguns meses e estava parado à espera de alguém competente para gerenciá-lo. Quem […]

Adote a mediação na sua empresa

Olá! Valorize a mediação. Sabemos que numa empresa os conflitos são inevitáveis, mas eles podem ser conduzidos para gerar resultados positivos. Uma ação que funcionou muito bem comigo foi a contratação de uma psicóloga para fazer o papel do mediador. Sempre que alguém se indispõe com um colega, eles buscam essa profissional e ela os […]