Ofereça conforto para quem está estressado

Dá para reconhecer facilmente os estressados. São aquelas pessoas que estão sempre sobrecarregadas, nervosas com prazos e preocupadas com problemas de todo tipo. Não é fácil conviver com elas. Por isso, se você tem alguém assim ao seu lado, uma forma de tornar a sua vida mais fácil é oferecer apoio. Seu colega provavelmente se […]

Quando fizer uma re-estruturação, foque no futuro

Se você precisa mudar radicalmente o comportamento de uma equipe ou a forma de operar de um negócio, a primeira dúvida que vem à cabeça é: por que o modelo anterior falhou e o que preciso mudar para ter sucesso? Nesses casos, o primeiro requisito é resistir à tentação de se ver como um estranho […]

Evite que seu time ande rápido demais

É bom ter funcionários produtivos na sua equipe, mas algumas pessoas têm a necessidade de fazer as coisas tão rapidamente que acabam se atrapalhando. Elas podem fazer um acordo ruim apenas para fechar logo o negócio ou mandam fazer algo sem ter as especificações adequadas para encaminhar a solução de um problema, sem perceber que, […]

Quando negar uma promoção, foque nas habilidades

Pedir uma promoção no trabalho pode tenso, tanto para quem pede quanto para quem recebe o pedido. O gestor precisa pensar primeiro se aquela pessoa tem o perfil adequado para o novo cargo e, tendo, se está devidamente capacitada e possui as habilidades necessárias para executar as tarefas daquela função. Nesses casos, em vez de […]

Elogie seus colegas sempre que puder

Elogios são ferramentas poderosas para construir relacionamentos, mas frequentemente desperdiçamos oportunidades de usá-los com as pessoas ao redor. Quando apresentar duas pessoas, por exemplo, você poderia contar uma história de algo que cada uma tenha realizado e que deixaria a sua mãe orgulhosa. Em vez de dizer João, esta é Maria, você poderia dizer, João, […]

Antes de encerrar um contrato, treine o discurso

Contar a seu chefe ou a um cliente ou até a um conjuge que você quer encerrar a parceria não é uma conversa fácil, mas com alguns cuidados, dá para manter a porta aberta e evitar que vocês se tornem inimigos. Comece explicando da forma mais transparente e honesta possível quais foram as razões da […]

Quando ambos odeiam discutir, mas discutem…

Se você tem um problema com um colega de trabalho, pode tentar resolver na conversa, mas isso pode ser complicado se vocês dois tendem a evitar o conflito. Um de vocês precisa assumir a liderança – você pode dizer ao seu colega algo como: “nenhum de nós gosta de conflito, mas em vez de ignorar […]

Aproveite os seus pontos fortes

A maioria das pessoas tem pontos fortes que as destacam dos colegas. O problema é que essas mesmas características, quando usadas em excesso, podem ser uma desvantagem. Por exemplo, autoestima elevada é positiv , mas o excesso pode se transformar em arrogâcia. A coragem, levada ao extremo, pode tornar-se imprudência. A honestidade, se não temperada, […]

Evite dar a solução cada vez que surgir um problema

Se a sua equipe fica constantemente trazendo problemas para você resolver em vez de resolvê-los por conta própria, isso pode ser um sinal de que você não está fazendo bem o seu trabalho de gestor. Você só deveria ser acionado em caso de problemas novos, que nunca apareceram antes e não para coisas que se […]

Jamais diga que mudar é difícil

Quando aparecem obstáculos, muitos líderes lembram as pessoas de que “mudar é difícil”, mas isso é um erro porque pode se tornar uma profecia auto-realizável. De fato, qualquer contratempo pode ser percebido como sinal de que a mudança não vai funcionar e rapidamente fazer desandar um projeto por falta de apoio da equipe. Em vez […]