CLAUDIO NASAJON

Alinhe seu time na busca de soluções

Quando você enfrentar um problema que se repete com frequência, uma forma de resolver é juntar o time e buscar uma solução em conjunto. Afinal, como diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma. O problema é que algumas pessoas argumentam com tanta veemência para impôr a solução que acham mais adequada que […]

Certifique-se de dar férias aos seus funcionários

Desde a revolução científica, no século passado, várias pesquisas demonstram os benefícios das férias, incluindo mais produtividade e menos estresse. Por isso é tão importante encorajar o seus funcionários a desligar, mesmo, nesses períodos. Essa é uma questão de negócios – não apenas pessoal. Quando algum gerente seu tirar férias, mas quiser continuar em contato […]

Perguntas podem gerar motivação

Todos nós queremos encontrar algum significado no que fazemos. Como gerente, você pode ajudar os membros da sua equipe a encontrar esse sentido de propósito, fazendo-lhes algumas perguntas simples: No que você é bom? O que você aprendeu ao longo de sua carreira aqui? O que faz você se sentir mais útil? Que resultados de […]

Evite que flexibilidade seja vista como favoritismo

Permitir que um empregado enforque um feriado ou aja fora do padrão, pode ser visto como favoritismo se a mesma regalia não for estendida aos colegas. Por isso, antes de dizer sim ou não, responda três perguntas: Qual é o motivo do pedido? Se for algo legítimo para justificar a regalia, será mais fácil explicar […]

Ajude seu time a implementar novidades

Líderes desempenham um papel importante para criar um sentido de propósito entre os funcionários. Favorecer a inovação é parte do arsenal para atingir esse objetivo. Uma forma de fazer isso é dar autonomia para que as pessoas busquem formas diferentes de fazer o que fazem. Mantenha o foco em atingir as metas, mas permita que […]

Cuidado ao misturar negócios com amizade

Misturar negócios com amizade pode ser complicado. Quando não se respeitam limites entre o profissional e o pessoal, há boas chances de ferir sentimentos e prejudicar o desempenho da equipe. A gente aprende desde criança que amigos amigos, negócios à parte, mas eu penso que só porque existe potencial para bagunçar o enredo, isso não […]

Estabeleça o código de conduta antes da conversa

Conversas difíceis são desafiadoras porque a gente nuca sabe se ou quando a discussão vai sair dos trilhos. Algo que pode ajudar a evitar problemas é combinar um “código de conduta” antes de entrar no assunto principal. Pergunte que regras são importantes para a outra pessoa e faça uma lista num papel ou num quadro […]

Transmita calma em situações de estresse

Quando assumir o seu primeiro papel como gerente, saiba que em cem por cento dos casos as pessoas ao redor estarão prestando atenção às suas atitudes, principalmente quando surgirem os primeiros incidentes. O que você pensa, o que você diz e a forma como você se comporta terão impacto direto sobre aqueles que você está […]