Aprenda seu idioma, brincando

Olá! É muito importante dominar o idioma do seu país. Em nosso caso, falar corretamente o português gera credibilidade, respeito e confiança nas relações corporativas – e pessoais também. Erros gramaticais podem derrubar a imagem de alguém com muita facilidade. E pra complicar as coisas, desde o início do ano, a língua portuguesa vive um […]

Pão congelado igual ao da padaria?

Olá! Ideias estrangeiras podem ser altamente produtivas se forem bem implantadas. Por isso, fique atento ao mercado internacional e pesquise quais são as novidades que podem ser adaptadas aqui no Brasil. A Pullman, por exemplo, observou que o consumo de pães semiassados e congelados já representa 20% do mercado europeu e por isso, lançou aqui […]

Inovar pode ser aplicar uma ideia já utilizada, mas pouco explorada

Olá! Sempre ressalto em meus programas a importância de inovar. Mas “inovar” não significa necessariamente inventar algo novo – pode ser também trazer algo que já existe em outro lugar. A empresária Rosângela Sant’Ana, por exemplo, inovou ao abrir duas lojas da doceria Miroane em Santos, no litoral paulista. Pode parecer doideira chamar isso de […]

Você pode encontrar o sucesso até vendendo cafezinho

Olá! Quem disse que servir cafezinho não dá futuro, provavelmente nunca foi à Starbucks. A Starbucks é sempre associada às iniciativas mais fascinantes de marketing, incluindo sustentabilidade e gestão de marca. E por que faz tanto sucesso? Porque apesar do preço ser mais alto que o da concorrência, os clientes valorizam a qualidade do café […]

Estratégias inovadoras são sinônimo de sucesso

Olá! As pessoas que não conhecem muito sobre vinho, às vezes ficam na dúvida de “qual vinho combina com determinada comida”, não é? Pois veja um exemplo interessante de estratégia de marketing simples e inteligente que a linha de vinhos Wine That Loves criou para atender a essa demanda. Sabe o que eles fazem? Nos […]

Ideias esquisitas podem ser brilhantes estratégias de marketing

Olá! Você comeria um sanduíche de carne vendido por uma lanchonete móvel? E se essa lanchonete fosse uma espécie de ônibus em formato de porco? Pode parecer loucura, mas o porco ambulante está formando filas gigantescas nos Estados Unidos. Pois é, a lanchonete chamada Maximus Minimus funciona da seguinte forma: ela se movimenta por Seattle, […]

Deixe seus clientes experimentarem seus produtos

Olá! Hoje quero voltar ao tema da importância dos consumidores poderem experimentar, tocar nos produtos, para alavancar as vendas. Alguns produtos, como vinhos, tem a degustação como fator decisivo no processo de compra. Esse, aliás, é um dos obstáculos para a venda deste tipo de produto pela internet. O que acontece é que os consumidores […]

Ações criativas tendem a superar as expectativas

Olá! Existem várias formas de contornar essa crise financeira que o mundo inteiro está vivendo. E, na minha opinião, usar a criatividade é sempre a melhor saída. Por isso, exercite constantemente a sua mente pensando em novas formas diferentes de atrair os clientes. Olha o que um corretor norte-americano fez para conseguir vender uma mansão […]

Molde seus produtos de acordo com o seu público-alvo

Olá! Já falei antes e quero insistir no tema de que as empresas devem moldar seus produtos ao local onde são vendidos. O McDonald’s é um exemplo de empresa que pratica essa filosofia. É assim: com base em uma estratégia geral bem definida, o mix de cada país é desenhado levando em conta a cultura […]

Crie estratégias para agradar os seus clientes

Olá! Antes de perder um cliente, descubra o motivo de sua saída e ofereça uma solução para o problema. Um exemplo interessante que ouvi esses dias foi da sócia da “Talk Show idiomas”. Ela notou que muitos alunos faltavam às aulas e resolveu pesquisar o motivo. Depois de alguns telefonemas, chegou à conclusão que alguns […]