Seja camaleão na negociação
Olá! Seja camaleão na negociação. Principalmente se você negocia sempre com as mesmas pessoas, é preciso sempre mudar de estilo para melhorar os resultados. Uma máxima popular diz que a definição de loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar que os resultados sejam diferentes. Se os seus interlocutores já conhecem a sua maneira […]
O valor da remuneração
Olá! Hoje quero falar sobre REMUNERAÇÃO. Por mais estranho que pareça, cada colaborador tende a ter uma concepção diferente sobre o que é “uma boa remuneração”. O que é bom para um pode ser ruim para o outro. Todos conhecemos o ditado sobre gostos, que não se discutem, e o que seria do azul se […]
Tenha cuidado quando contratar pessoas experientes
Olá! Tenha cuidado na hora de contratar pessoas com muita experiência. Esses candidatos merecem atenção redobrada na hora da seleção. A princípio pode parecer uma boa idéia trazer para sua empresa pessoas que aparentam ter uma visão mais ampla e aguçada, mas cuidado para que esses futuros colaboradores não fiquem entediados por ter que ver […]
Aposte no contraste na hora da venda
Olá! Se você vende produtos ou serviços que tenham diversas versões, a minha recomendação é apostar no contraste! É sempre mais fácil você dar um preço mais alto e depois baixá-lo, do que fazer o contrário. Nesses casos o cliente acaba ficando com a sensação de que obteve vantagens. E muitas vezes isso é o […]
Escolha bem o seu ponto comercial
Olá! Escolha com cuidado seu ponto comercial. A escolha deve estar ligada ao comportamento do consumidor e às tendências de crescimento dos bairros. Estudo o tipo de comportamento do seu cliente, o histórico de demanda e as facilidade de acesso, entre outros itens. Se for montar uma loja no shopping, por exemplo, avalie se o […]
Cuide do capital de giro
Olá! Em tempos de crise financeira, hoje quero falar sobre capital de giro. Se você é responsável pela gestão da sua empresa é preciso que tenha certos cuidados com o dinheiro em caixa. Além dos recursos necessários para enfrentar as despesas operacionais, como compra de estoque, financiamento de vendas a prazo, pagamento de salários e […]
Agrade o seu cliente e conquiste o seu chefe
Olá! Muitos funcionários passam horas tentando agradar seus chefes quando, na verdade, muito mais eficaz é agradar os clientes. Quando os funcionários agradam os clientes, a empresa vende mais e, conseqüentemente, todo mundo fica feliz, (principalmente os chefes). Para isso, pense em criar uma política que permita melhorar constantemente o seu atendimento. Comece listando os […]
Fique atento a classe C
Olá, cada vez mais o mercado representado pela classe “C” merece atenção. Em tempos de economia instável, esse público representa uma forma de diluir os riscos aumentando o volume das vendas de baixo valor. Um bom exemplo é a estratégia da Coca-Cola em Recife. A empresa colocou uma Kombi percorrendo bairros populares vendendo o refrigerante […]
Atenção aos e-mails
Olá! Atenção aos e-mails! Esse é um canal aberto com seu cliente. Por isso, é importante que você sempre responda de forma rápida, objetiva e profissional. Se você é um faz-tudo, reserve uma parte do dia para ler e responder as mensagens de clientes e fornecedores. Já se a sua organização é de maior porte, […]
Monitore a concorrência
Olá! Monitore a concorrência. Muitas vezes as boas idéias também podem estar no vizinho. Isso não quer dizer que você deve sair copiando tudo, mas é sempre importante saber o que a concorrência está fazendo em termos de atendimento ao cliente, promoções, preços e publicidade. Uma boa idéia é começar o seu dia navegando no […]