Defina o posicionamento da sua empresa

Olá! O posicionamento de uma empresa é baseado em benefícios – que podem ser tangíveis, normalmente relacionados a características técnicas dos produtos, ou abstratos, como qualidade, durabilidade, confiabilidade. Ao apresentar um absorvente feminino como aquele que tem maior capacidade de absorção e oferece maior segurança, por exemplo, a empresa investe no posicionamento por intangíveis. Já […]

Crie versões diferenciadas de seus produtos para os diferentes públicos

Olá! Dentro do seu público-alvo existem vários subgrupos. Mesmo se forem da mesma classe social, por exemplo, eles se dividem por idade, estilo de vida, gosto, preferências. Por isso, conheça bem o seu público e crie formas de agradar a todos. A Sadia, por exemplo, expandiu seus negócios oferecendo pratos prontos congelados e conquistou a […]

Respeite as crenças dos consumidores

Olá! As crenças dos consumidores podem se tornar estratégia de marketing. Muitas vezes essas crenças nem tem fundamento, mas se elas existem, melhor você respeitar. Por exemplo, você consumiria um xampu ou um sabonete que não fizesse espuma? Quase ninguém acredita que esses produtos sejam capazes de limpar sem fazer espuma. Mas a verdade é […]

Slogans bem feitos podem virar gírias

Olá! Crie slogans ou propagandas que caiam no gosto popular, como uma espécie de “gíria”. No outro dia uma funcionária estava contando que foi a uma festa de uma galera que não era a dela e que por isso ela ficou deslocada. Numa tentativa de se salvar da furada, ela enviou um torpedo pra uma […]

Supere as expectativas de seus clientes

Olá! Existem dois tipos de motivação que impactam a decisão de compra. As fontes de SATISFAÇÃO e as de INSATISFAÇÃO. A presença de um fator de insatisfação afasta totalmente o consumidor de um produto, mas a sua ausência, em contrapartida, não é suficiente para motivar o consumo. Somente fatores que provocam SATISFAÇÃO são capazes de […]

Chiclete que clareia os dentes?

Olá! Já pensou em agregar mais valores aos seus produtos? Ainda mais se for relacionado à saúde e higiene? Foi o que a Perfetti van Melle fez! A empresa criou uma goma de mascar diferente que auxilia na manutenção da saúde bucal. Sabe como? O recheio tem baixo teor calórico, é livre de açúcar e […]

Conheça o papel de cada um no processo de compra

Olá! Quando você desenvolver uma estratégia de marketing para conquistar o seu consumidor, lembre que ele é cercado de grupos que influenciam sua escolha durante todo o processo de compra, principalmente a família. Veja um exemplo simples disso. A mulher mãe de família está preparando um jantar especial para o marido e percebe que falta […]

Veja o que a Kellogg’s para conquistar seu público

Olá! Sempre digo como é importante adaptar os produtos aos seus diferentes públicos. E isso é marca registrada de sucesso, independente do tamanho de sua empresa. A Kellogg’s, por exemplo, tem uma história interessante sobre isso. Entre tantos produtos, ela fabrica o ChocoKrispis, aquele alimento com base em cereal e sabor de chocolate, consumido principalmente […]

Veja se a sua empresa está acompanhando a evolução do marketing

Olá! Hoje, quero falar um pouco da evolução do marketing para você analisar se a sua empresa está acompanhando as mudanças.  Na década de 70, usava-se o marketing de massa. Os clientes eram considerados todos iguais e os produtos empurrados da mesma forma, sem nenhuma estratégia. Na década de 80, o marketing começou a ser […]

Deixe seus clientes experimentarem seus produtos

Olá! Hoje quero voltar ao tema da importância dos consumidores poderem experimentar, tocar nos produtos, para alavancar as vendas. Alguns produtos, como vinhos, tem a degustação como fator decisivo no processo de compra. Esse, aliás, é um dos obstáculos para a venda deste tipo de produto pela internet. O que acontece é que os consumidores […]