Seu produto mexe com o emocional dos seus consumidores?

Olá! Sua marca atinge emocionalmente os consumidores? As modernas técnicas de marketing ensinam que, além de ter qualidade e do preço acessível, é fundamental que sua oferta também tenha um componente emocional – que se identifique com seu consumidor. Veja o caso da Skol, por exemplo. A Skol é uma das marcas brasileiras que melhor […]

Saiba como se comporta o seu público

Olá! Um estudo realizado pelo Ibope Mídia, apresentado no ano passado, dividiu o consumidor brasileiro em três grupos com base nos hábitos de compra. O primeiro grupo é o mais numeroso. 5 de cada 10 pessoas economicamente ativas preferem pagamento a prazo e geralmente compram por impulso. A maioria é de solteiros com idade até […]

Molde seus produtos de acordo com o seu público-alvo

Olá! Já falei antes e quero insistir no tema de que as empresas devem moldar seus produtos ao local onde são vendidos. O McDonald’s é um exemplo de empresa que pratica essa filosofia. É assim: com base em uma estratégia geral bem definida, o mix de cada país é desenhado levando em conta a cultura […]

Estimule seus clientes a voltarem na sua empresa

Olá! Estimule seus clientes a consumirem mais na SUA empresa em vez da empresa dos concorrentes, usando estratégias de fidelização. Foi o que fez a Parmê. Desde março deste ano, a rede lançou um cartão fidelidade, onde a cada nove pratos consumidos, o cliente ganha uma pizza tamanho família ou outro prato à sua escolha. […]

Crie o seu oceano azul

Olá! Hoje vou dar mais um exemplo de empresa que embarcou em um mercado ainda não explorado – o chamado “oceano azul”. Conhece a academia “Curves”, famosa por ser a academia das mulheres? Pois é! Na Curves, somente mulheres podem entrar e malhar. E se para algumas pessoas essa discriminação pode parecer loucura, para muitas […]

Evite reduções de preços que alterem a qualidade do produto

Olá! Muitas empresas costumam mexer na qualidade do produto para diminuir o preço e torná-lo mais competitivo. Mas cuidado! Isso pode afastar os consumidores. Foi o que aconteceu com o pão de queijo Forno de Minas, por exemplo. Após ser vendido para duas empresas americanas, ele alterou a receita para viabilizar um preço mais baixo. […]

Preste atenção aos diferentes públicos

Olá! Esteja atento aos diferentes grupos de consumidores. Muitas vezes, pequenas mudanças no seu produto podem atrair novos clientes de outros segmentos. Quando falo em mudanças, pode ser algo relacionado ao produto propriamente dito, ou à forma de atendimento ou até mesmo na identidade visual da empresa. A Coca-Cola, por exemplo, não hesitou em inovar […]

O mercado sempre está aberto para novas ideias

Olá! Eu insisto em falar que inovar é sempre a melhor solução para o sucesso do seu negócio. Ontem mesmo, dei um exemplo de uma empresa que nem conheceu os efeitos da crise porque inovou. Hoje, vou citar um empreendimento que está fazendo muito sucesso e que abusou da inovação. Em São Paulo, alguns empresários […]

Tenha foco em uma atividade específica

Olá! É muito difícil recusar negócios quando se está começando uma atividade empresarial. Uma imobiliária, por exemplo, tende a trabalhar todo tipo de imóvel (de apartamentos populares a mansões nobres) assim como uma pequena oficina mecânica pode consertar qualquer tipo de automóvel. Entretanto, é mais fácil ganhar projeção quando se especializam em apenas um tipo […]

Encontre a melhor forma de inovar

Olá! Já falei algumas vezes que é preciso inovar para estar à frente da concorrência e fugir do modelo adotado por todos. Mas, quando falo de inovação, não estou apenas me referindo à tecnologia ou a grandes investimentos de modernização. Inovação também tem a ver com quem, onde e como você vende o seu produto […]