CLAUDIO NASAJON

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Um estudo da McKinsey, publicado recentemente na  revista de Harvard, mostrou que mais de cinquenta por cento das pessoas que querem aprender uma nova habilidade pedem ajuda a colegas.

Vamos combinar uma coisa: encorajar a ajuda de colegas para disseminar o conhecimento é uma maneira poderosíssima para desenvolver a sua equipe.

Na minha empresa, nós temos grupos para desenvolver tópicos que vão de liderança a gerenciamento de recursos.

A coisa funciona assim: primeiro a gente identifica a habilidade que quer desenvolver; podem ser coisas técnicas, como programação de chatbots ou animação digital, mas  também temas como liderança e gestão de pessoas, por exemplo.

Daí, cada grupo um tem um facilitador, que é responsável por organizar as sessões e manter o foco, mas é uma pessoa neutra. Os gestores não participam.

Cada encontro tem um tema central e a gente elege uma ou duas pessoas para apresentar o “case”.

Depois abrimos espaço para perguntas.

A coisa toda dura umas duas horas.

Uma curiosidade importante é que as sessões ocorrem sem a presença dos gerentes ou diretores.

Assim criamos um ambiente seguro em que os participantes podem compartilhar experiências e responder a perguntas da forma mais honesta e aberta possível.

No nosso caso, esses encontros acontecem uma vez por mês e têm duração de duas a três horas.

Nós liberamos as pessoas nesses períodos e disponibilizamos uma sala de reuniões… cabe aí umas quinze ou vinte pessoas, e aí a gente dá café, água e biscoitinhos.

A única exceção é um grupo, que a gente batizou “Dividir para somar”, que é composto por pessoas de pessoas de marketing, vendas e suporte técnico – então ele é um pouco maiorzinho, tem umas cinquenta pessoas.

Nesse único caso, a gente aluga o salão de um hotel aqui perto e o investimento é um pouquinho maior, mas em todos os outros, o custo é marginal.

E o legal é que mesmo quando precisamos contratar recursos externos, o custo é amplamente compensado pelos resultados.

A troca de experiências e os insights que surgem nessas reuniões a gente não conseguiria nem num MBA de primeira linha, porque aqui é tudo prática, injetada na veia e com aplicação imediata.

Agora, o mais importante são os registros realizados depois de cada um desses eventos.

Em teoria você pode fazer isso criando uma pasta num drive virtual e organizando o material, mas isso dá um pouquinho de trabalho.

Nós usamos o Portal do Funcionário, que é um módulo do nosso sistema ERP, para divulgar os resultados desses encontros e disponibilizar vídeos, resumos em pdf e outros materiais complementares para ajudar as pessoas.

A vantagem do Portal do Funcionário, em vez do drive virtual, é que a maior parte da carga é feita automaticamente e a operação é muito intuitiva, qualquer um consegue usar muito facilmente sem precisar de treinamento.

Se você quiser conhecer melhor o Portal do Funcionário, mande uma mensagem para mim no inbox ou pelo meu site, e eu peço a alguém do time para agendar uma demonstração sem compromisso.

Agora, uma forma legal de trocar ideias sobre este assunto e outros relacionados a negócios, é participar da Conversa Empresarial que realizo ao vivo toda quarta-feira às 21h. É grátis. Basta deixar o seu nome no meu site: claudionasajon.com.br.

Ah… e não esquece, se você gostou deste vídeo, dê um like, compartilhe com os colegas, deixe o seu comentário – essa é a melhor maneira me incentivar a compartilhar e fazer outros vídeos como esse sobre gestão empresarial e desenvolvimento de carreira.

Até a próxima.