Gestão & Negócios

Aprenda como falar bem, eliminando o sarcasmo

como falar bem2Olá!

Eu tenho uma dificuldade natural para ler mentes, ou seja, não entendo muito bem as entrelinhas, e tenho que lembrar isso às pessoas próximas o tempo todo. Como você talvez encontre gente como eu por aí, é bom tomar alguns cuidados para evitar mal-entendidos e entender como falar bem.

No ambiente de trabalho, por exemplo, usar sarcasmo é uma má ideia… Outro dia estava eu numa papelaria e um sujeito que parecia ser o gerente pediu algo a um dos atendentes. A resposta foi algo como “acho que vou ter que ficar até tarde de novo, né”? Deu vontade de dizer: “cara, ou faz, ou não faz. Mas se fizer, tem que ser com um sorriso no rosto, comprometido e com gás. Fazer de má vontade só atrapalha a sua carreira. Aí, em vez de você ganhar pontos porque fez o serviço, perde, porque resmungou”.

Defina as Prioridades

Em situações como essas, diga algo como “Olha, eu aprecio a sua confiança para me dar essa responsabilidade, mas estou tentando entender como posso fazer todas as tarefas dentro do horário do expediente. Embora eu não me importe de ficar até mais tarde de vez em quando, me ajudaria saber de você quais são as prioridades para que eu possa fazer isso primeiro”.

Abordando o assunto dessa forma, ajuda a esclarecer para o seu supervisor a sua preocupação, em vez de ficar a noite inteira resmungando de forma ineficaz e prejudicial tanto para a sua saúde, quanto para a sua carreira.

Comentários

comentários

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENTORIA

mentoria empresa vendável

MASTERCLASS

masterclass marketing para mídias sociais

LINKS EMPRESA VENDÁVEL

Cadastre-se nos canais do programa EMPRESA VENDÁVEL e veja como transformar a sua empresa-emprego num negócio rentável, escalável e autogerenciável. canais empresa vendvel

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal de Telegram e receba alertas sobre lives, webinários e análises diárias sobre oportunidades para tornar a sua empresa "vendável".

Grupo de Telegram

Siga-me no YouTube



Siga-me no Facebook

Podcast “Empresa Vendável”