CLAUDIO NASAJON

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A fórmula que uso nos meus negócios para vender mais é conhecida como “ARCA”, um acrônimo formado pelas iniciais das quatro etapas do processo: Atrair, Relacionar, Converter e Acompanhar.

Na primeira etapa, “Atrair”, realizamos ações para atrair potenciais clientes, incluindo claro a propaganda, mas também a publicação de dicas como esta, por exemplo.

A ideia nesta etapa não é vender coisa alguma e sim se tornar conhecido do público-alvo.

Daí ofereço algo relevante em troca do e-mail de contato, por exemplo, e vou construindo uma lista de potenciais interessados.

Neste caso, por exemplo, eu ofereço um curso de “como atrair mais clientes para o seu negócio”, ou seja, ensino exatamente como fazer o que faço 🙂

Afinal, nada é melhor para aprender, do que fazer.

Depois que você atrai o potencial cliente, a segunda etapa é se “relacionar” com ele.

O foco nessa fase é em criar um vínculo com as pessoas.

São eventos cujo foco é conhecer os desafios e a realidade delas e, ao mesmo tempo, deixar que me conheçam melhor.

Aí entram, por exemplo, os encontros ao vivo que realizo às quartas-feiras, entre outras iniciativas do gênero.

A terceira etapa é a “conversão”.

Aqui procuro transformar os potenciais interessados em clientes de verdade.

Eu faço isso criando ofertas específicas para atender aos interesses de cada grupo.

Afinal, os conceitos são os mesmos, mas a forma de aplicá-los varia para dentistas, fisioterapeutas, comércios, indústrias ou empresas de serviço.

Então, nesta fase, identifico qual é a pedra no sapato de cada grupo e ofereço a solução específica para tirar essa dor.

Finalmente, na quarta etapa, faço o “acompanhamento”.

O nome já diz o que é.

Depois da venda, mantemos contato com o cliente para garantir que fique tão satisfeito que queira nos indicar.

Isso inclui o suporte técnico e atualizações dos produtos, mas também eventos como workshops exclusivos e outros mimos para manter a chama acesa.

Tenho clientes que me acompanham há mais de vinte e cinco ano.

Muitos são amigos pessoais e os que não são, chegam perto.

Existe um espírito de parceria e um respeito mútuo que nos une para além da simples relação comercial.

Enfim… o fato é que a ARCA tem funcionado.

Estamos no mercado há mais de trinta e sete anos e hoje temos o maior índice de satisfação do nosso setor.

Mais de 80% das nossas vendas são por indicação.

O ponto-chave é que o marketing da empresa deixa de ser um marketing baseado em vendas, no qual a empresa faz um anúncio e espera vender o produto ou serviço,

para se transformar num marketing de relacionamento, no qual a gente cria um vínculo de confiança com as pessoas de forma que quando elas sintam necessidade de adquirir o nosso produto ou serviço, nos procurem – naturalmente – sem que seja necessário gastar um centavo em propaganda.

Agora a boa notícia é que você pode usar esse mesmo método no seu próprio negócio.

Porque eu mostro a estratégia e as ferramentas que eu uso nos meus negócios para atrair – relacionar – converter e acompanhar, no curso “como atrair mais clientes para o seu negócio”.

Se quiser participar, basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima!