Gestão & Negócios

Conselhos de administração: saiba a importância

Os conselhos de administração desempenham um papel importante na governança das empresas, mas a grande maioria se reúne menos de 30 horas por ano. Por isso é tão vital que usem bem esse tempo.

Por exemplo: todos os documentos e materiais que serão usados na reunião devem ser enviados com alguns dias de antecedência para que os Diretores tenham tempo para digerir cada item.

O que é e o que faz um conselho de administração?

O conselho administrativo ou conselho de administração é o órgão máximo na administração de um negócio. Sua composição baseia-se em um grupo de pessoas que, na maioria das vezes, é composto por profissionais já muito experientes e há tempos no mercado. É importantíssimo que todos os componentes estejam alinhados com a missão, valores e cultura da empresa e ajudem a disseminá-los em todos os setores do negócio.

Sua função é, resumidamente, deliberar e monitorar as atividades, resultados, objetivos e planejamento estratégico da empresa de forma imparcial e democrática, visando a transparência e os interesses do negócio como um todo.

Durante a reunião do conselho, é bom atentar-se ao prolongamento das discussões. Normalmente é preferível o grupo tomar muitas decisões boas do que poucas decisões perfeitas.

Conselho administrativo x conselho consultivo

É muito comum as pessoas confundirem esses dois conselhos.

O conselho consultivo vem antes do administrativo, sendo de maior relevância para empresas que estão começando. Sua função é mais de suporte e apoio aos empreendedores, discutindo questões relevantes para o negócio, ajudando em situações difíceis e ajudando na estruturação e apropriação ao mercado.

Já o conselho de administração é mais atuante na deliberação e prática acerca das metas, objetivos e resultados.

Se quiser se aprofundar, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável. 

Quer mais dicas como esta?

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Comentários

comentários

Fundo de investimento em negócios

Fundo de investimento em negócios

Seminário gratuito

Encontro AO VIVO

Converse online AO VIVO com Claudio Nasajon

Venha compartilhar experiências e encontrar soluções para aplicar no seu próprio negócio.

Siga-me no YouTube

Pílulas de gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook