Olá! Cultive a relação com seu cliente. A princípio isso pode parecer dispendioso, porque exige envio de cartas, telefonemas e até a instalação de sistemas para armazenamento de informações que permitam tratar os clientes de forma mais personalizada, mas se comparar com a o valor da perda de um cliente você verá que vale muito a pena.

Um cliente insatisfeito pode ser comparado a um paciente que não está bem de saúde. Só que o mal dele é ter que lidar com você. Descoberto o problema é preciso examinar as possíveis causas e principalmente, o melhor remédio para curar a doença. Se ficar esperando muito pode ser tarde demais e acabar perdendo o paciente.

Então, que tal criar um “programa de clientes saudáveis”? Afinal, todos sabemos que a prevenção sempre é melhor do que a cura, e sai muito mais barata. Para isso estabeleça parâmetros para todos da equipe. Crie listas com as solicitações, reclamações e desejos dos seus clientes e estabeleça um padrão de “melhores respostas” para cada uma das situações.

Capacite seus colaboradores a dizer sim para o cliente. Deixe as respostas negativas para os superiores. Compreensão e capacidade de comunicação são fundamentais para manter um relacionamento saudável. Aja com o seu cliente como um médico lida com um paciente, pergunte a ele “Onde dói”, assim fica mais fácil detectar o problema.

Agindo dessa forma você deixa seus clientes mais satisfeitos aumentando a fidelidade e, consequentemente, a produtividade da sua empresa.