Gestão & Negócios

Você pode sim ter um emprego e empreender ao mesmo tempo

Emprego e empreender ao mesmo tempo

Este livro PRECISA ESTAR na prateleira de qualquer empreendedor!

Num mundo ideal, você teria pelo menos um ano de salário na poupança e poderia largar o seu emprego para se concentrar integralmente no seu empreendimento. Infelizmente, na vida real isso não acontece. É preciso conviver com as duas situações – ter um emprego e empreender ao mesmo tempo. A boa notícia é que isso não só é possível, como é bastante normal.

Instituições como Sebrae, Senac e a maioria das melhores Universidades brasileiras oferecem cursos para você aprender a lançar o seu próprio negócio. Há cursos online gratuitos, presenciais e até híbridos. Também há ofertas para todos os gostos: empreendedorismo social, empreendedorismo digital e até consultoria sobre como administrar a sua carreira enquanto empreende. O curso de empreendedorismo deixou de ser um bicho inacessível para se tornar apenas uma questão de escolha. Um guia essencial para quem quer empreender é o livro “Manual do empreendedor” do Steve Blank (clique na imagem para ver os detalhes).

Se você perguntar a uma amostra de empresários bem sucedidos, muitos deles vão dizer que tinham compromissos adicionais ao iniciar o seu negócio. Eu mesmo comecei a minha primeira empresa quando ainda estava empregado. Ter um emprego e empreender ao mesmo tempo é algo difícil, mas possível. Muitos grandes empresários começaram seus negócios em casa, enquanto obtinham o sustento de outras fontes.

Talvez você tenha uma família para cuidar e compromissos financeiros que não pode deixar de pagar. Talvez os benefícios de seu atual emprego sejam bons demais para sair, como plano de saúde, por exemplo. Enfim, muitos mentores vão dizer para você largar o seu emprego mas, se o fizer, eles vão pagar o seu aluguel?

Manter um emprego e empreender ao mesmo tempo não é algo impossível, pelo contrário, é até bastante comum.

Aqui estão algumas estratégias para ganhar dinheiro e perseguir o seu sonho ao mesmo tempo:

1. Considere o seu trabalho uma fonte de recursos para empreender

Não importa que tipo de trabalho que você tem, considere uma bênção, não uma maldição. Manter o emprego e empreender exige disciplina, mas isso permite que você receba o salário para viver enquanto faz as coisas acontecerem. A maioria dos investidores quer que os empreendedores invistam em si mesmos, e você precisa de ter recursos para que isso aconteça.

2. Equilibre bem os seus afazeres durante o dia

Há boa chance de você não estar administrando o seu tempo e a sua saúde com a abordagem adequada. Da mesma forma que temos um “horário de expediente” na maioria dos empregos, precisamos estabelecer prioridades e equilibrar a vida profissional com as demandas familiares e de saúde, para produzir o máximo possível no tempo que temos disponível para cada uma. Para ter um emprego e empreender em paralelo, você vai precisar negociar com seu cônjuge e filhos, mas sem esquecer que há vida além do trabalho.

3. Maximize o seu tempo

Você tem as mesmas horas em cada dia que o Jorge Paulo Lemann (um dos homens mais ricos do Brasil). Num emprego normal, gasta-se 40 horas por semana (mais ou menos), mais deslocamento e intervalos. Isso dá umas 50 a 60 horas por semana já comprometidas. Então você precisa descobrir como maximizar as outras horas para render no seu novo negócio. Ter um emprego e empreender ao mesmo tempo vai consumir tempo e o sono ainda deve ser uma prioridade, assim como um pouco de exercício diário. Ainda assim, há uma sobra razoável de horas por semana que você pode administrar para o seu novo negócio, família e lazer.

4. Crie marcos de controle para servir como fonte de motivação

Crie metas intermediárias para mostrar a si próprio que o empreendimento pode dar certo. Manter-se produtivo no emprego e empreender ao mesmo tempo exige planejamento. Uma forma de fazer isso é fazer um “diário ao contrário”. Comece colocando uma data e um resultado esperado – como: lançar o produto em dezembro. Depois vá “descendo”, descontando os dias necessários para cada etapa acontecer. Por exemplo: para lançar o produto em dezembro, a embalagem precisa estar pronta em novembro, o design deve estar pronto em outubro e assim por diante. Dessa forma, você estabelece um “roteiro” com entregáveis definidos que funcionam como placas de uma estrada indicando a sua evolução ao longo do caminho.

5. Para manter o emprego e empreender, terceirize o que puder

Você sabe quanto vale o seu tempo (se você não souber, calcule!). Você poderia contratar alguém para fazer as tarefas “devidas” com a qualidade necessária, no tempo apropriado e ganhar mais dinheiro durante esse período? Se assim for, faça-o.

Os empreendedores sabem como tirar o máximo de cada situação e dos recursos que eles têm. É a melhor habilidade que você pode aprimorar e não precisará fazer uma grande mudança para começar. Descubra o que você poderia fazer para maximizar o seu tempo e aproveite a economia para desenvolver o seu novo negócio. Essa é a chave para manter um emprego e empreender em paralelo. E, repito, recomendo a leitura do “Manual do empreendedor” para guiar você no passo a passo dessa jornada.

Até a próxima!
Claudio Nasajon

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAFÉ DE NEGÓCIOS

Venha trocar ideias de negócios comigo, AO VIVO. Café de Negcios

 

CONVERSA EMPRESARIAL

Toda quarta-feira, às 21h, assista gratuitamente a uma aula sobre estratégias de gestão empresarial - AO VIVO.

Conversa Empresarial

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal GESTÃO EMPRESARIAL do Telegram e receba alertas instantâneos sobre lives, webinários e oportunidades para desenvolver o seu negócio.

Grupo de gestão e negócios no whatsapp

Grupo de Whatsapp

Participe do grupo de discussão sobre Gestão & Negócios no Whatsapp.

Grupo de whatsapp

Siga-me no YouTube

Pílulas de gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook