CLAUDIO NASAJON

Olá! Uma ação de marketing bem sucedida pode lançar modas eternas e até mudar o rumo da história.

Aliás, foi justamente uma dessas ações que fez do dia 12 de junho, o dia dos namorados. A história é mais ou menos assim: em 1953, a extinta rede de lojas Clipper encomendou ao publicitário João Dória uma campanha para melhorar os resultados no mês de junho, porque era quando o varejo tinha o pior índice de vendas.

Para acabar com o problema, ele se inspirou no Valentine´s Day, que é o Dia dos Namorados em muitos países do norte, comemorado em fevereiro, e lançou uma campanha romântica. O conceito era “Não é só de beijos que se prova o amor” e incentivou os casais a se presentearem. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Desde então, o Dia dos Namorados se tornou a terceira data comemorativa em volume de vendas – perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães – e a primeira para muitos prestadores de serviço, como restaurantes e motéis.

Viu o resultado de uma boa campanha? Ela caiu na cultura popular brasileira, com resultados que já duram quase 60 anos.

One Response

  1. Há sempre lugar para campanhas que focalizem o sentimento "amor" por algum objeto ou ser; sempre vão dar certo.Exemplo: Uma campanha voltada para os Pet shopping, do dia cão,o melhor amigo do homem. Seria uma opção para criar situações de venda, e pode ser feito em qual quer tipo de negócio.
    Claudio Santana
    Bazar Santana

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