Hoje vou fazer uma recomendação para os empresários. É simples e cuidadoso: amigos, evitem opinar sobre a vida pessoal dos seus funcionários.
A verdade é que muitos funcionários enxergam seus chefes com uma admiração às vezes exagerada. Isso significa que muitas vezes eles acham que você está sempre certo. Sabemos que a convivência diária gera intimidade e é normal que aconteça alguma conversa mais informal, mas procure não se posicionar a respeito de decisões pessoais, porque pode ser que você só saiba do assunto de forma superficial e que sua opinião não seja a mais correta. E vai que seu funcionário decide fazer exatamente o que você falou só porque você é o grande chefe admirado? Isso acontece! E se depois a decisão se mostra totalmente errada? Isso também acontece!
Então lembre-se: não se aprofunde muito nos assuntos pessoais. Você não é amigo, é chefe!
Evitando opinar sobre a vida pessoal dos seus funcionários você fortalece a relação de confiança e ao mesmo tempo impede constrangimentos desnecessários. Outro dia eu soube do caso de uma conhecida que brigou com o marido e foi pegar conselhos com a galera do trabalho. A chefe dela deu pitaco e ainda falou mal do futuro ex. Não é que semanas depois eles fizeram as pazes? Só que a relação entre funcionária e chefe nunca mais foi a mesma.
E você? Já passou por alguma situação desse tipo? Conte pra gente!