CLAUDIO NASAJON

Misturar gerações pode ser um bom caminho

Você sabia que colocar funcionários jovens com os mais velhos dá uma boa mistura? Isso mesmo! Gera troca de informações e experiências aumentando as chances do seu negócio dar certo! Pois é, muitas empresas ou são tradicionais demais, preferindo contratar profissionais apenas mais velhos, ou são modernas demais, optando apenas pelos mais novos. Acontece, que […]

Seu funcionário também tem crises pessoais

Como você está lidando com seus funcionários que passam por algum tipo de problema emocional? É, porque não tem como separar o profissional do pessoal nessas horas. O ser humano é um só. Por isso, oriente seus gestores a prestarem atenção no comportamento de seus funcionários também. Às vezes, aquele que sempre fatura para a […]

Faça seus funcionários se sentirem parte da empresa

Oriente seus funcionários a se comprometer com a empresa como um todo, e não apenas como seus processos individuais. Para ficar mais fácil de entender, vou contar um caso. Um camarada meu precisou colocar o laptop para consertar e, como de costume, levou na mesma loja que leva há anos. Só que o atendente informou […]

Como está a sua atenção com o público interno?

Você sabia que colaboradores e familiares também são propagadores da sua marca? É, provavelmente você deve saber, mas então lá vem a segunda pergunta: o que você está fazendo em relação a isso? Pequenos cuidados no dia a dia como um agrado para os aniversariantes, uma surpresa para quem faz tempo de empresa ou para […]

Sua empresa possui um código de ética e um manual do funcionário?

Sua empresa possui um código de ética e um manual do funcionário? Se a resposta for não, você está meio atrasado! Esses documentos mostram aos funcionários quais são as normas da empresa sobre comportamento, tarefas, valores e orientam as suas ações da forma que a empresa acredita ser a correta. Se a sua empresa tiver […]

Mão de obra valorizada muda a cara do Brasil – para melhor

Se você é empregado e depende das suas horas trabalhadas para ganhar dinheiro, este é o momento de construir a sua independência financeira. A mão de obra nunca esteve tão valorizada no Brasil. O mercado está aquecido, reflexo do crescimento econômico do país e melhor do que isso: não há motivos para crer que o […]

Nada de crachá no pescoço na hora do almoço

Sua empresa exige que os funcionários usem crachá ou uniformes? É, por um lado é importante que eles tenham uma identificação por questões de segurança e para facilitar o relacionamento profissional. Mas, a partir do momento que seu funcionário estiver na rua, mesmo que seja horário de almoço, minha recomendação é que você o oriente […]

Converse com o funcionário que está saindo

Quando um funcionário estiver saindo de sua empresa, é importante conhecer os motivos.     Então, se você tiver um departamento de Recursos Humanos, oriente que ele converse com o funcionário e faça perguntas como: o que levou você a procurar outras oportunidades, ou como era o ambiente de trabalho no seu departamento? Você recebia […]

Nada de discussão na frente do cliente

Oriente seus funcionários a não discutir na frente do cliente. Isso só passa imagem negativa da sua empresa. Muita gente já passou por situações constrangedoras como pedir uma bebida para um garçom, a bebida não chega, aí passa outro garçom, a pessoa reclama cobrando e ouve o sujeito tirar satisfação com o colega na sua […]

Acompanhe as mudanças na legislação trabalhista

Você já está atento às novas normas do Ponto Eletrônico? Pois é, a partir de 1º de setembro, todas as empresas que optarem por utilizar o REP (Registro Eletrônico de Ponto) deverão cumprir as especificações técnicas do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa mudança trará benefícios para todas as partes porque, de um lado, a […]