Gestão & Negócios

Gestão de projetos – reconheça a hora de encerrar uma fase.

Gerenciamento de projetos para leigos

Gerenciamento de Projetos para Leigos, na Amazon©

A gestão de pessoas e a gestão de projetos têm muito em comum com a gestão empresarial. Por exemplo: muitos costumam rechear a sua lista de afazeres com algumas tarefas que eu chamo de “projetos zumbi”. São aqueles que se arrastam indefinidamente, sugando nossos recursos, embora não tragam os benefícios esperados.

Isso acontece porque encerrar um projeto costuma ser emocionalmente muito difícil e a maioria das pessoas têm uma enorme resistência para reconhecer que algo simplesmente não funciona.

Uma forma de reduzir o problema e ver o processo de forma mais racional, é de antemão, estabelecer regras claras para definir quando um projeto deve continuar ou ser encerrado. Eu chamo essas regras de “marcos de controle”. Na verdade nada mais são do que metas intermediárias que devem ser atingidas a cada período de tempo para mostrar se o projeto está progredindo – ou não – da forma planejada.

Imagine que você vai do Rio para São Paulo e pega um ônibus. Os marcos de controle são como as placas verdes da estrada. Se duas horas depois da partida você vê uma placa indicando que está em Búzios, pode ter certeza que pegou o ônibus  errado.

Algo que também pode ajudar a aceitar mais facilmente o encerramento de projetos que não estão desempenhando adequadamente é enfatizar o que foi aprendido ao longo do caminho. Seja qual for o desfecho de uma ação, sempre há lições aprendidas. Crie um banco de dados para guardar esse conhecimento e compartilhá-lo com a sua equipe.

Se você não sabe o que é pmbok, nem tem certificação pmp, um livro que vale a pena ler sobre esse assunto é “gestão de projetos para leigos” do Stanley Portny. Além disso, sempre vale checar a agenda de cursos da Nasajon Educacional.

Até a próxima!
Claudio Nasajon

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundo de investimento em negócios

Fundo de investimento em negócios

Seminário gratuito

Encontro AO VIVO

Converse online AO VIVO com Claudio Nasajon

Venha compartilhar experiências e encontrar soluções para aplicar no seu próprio negócio.

Siga-me no YouTube

Pílulas de gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook