Gestão & Negócios

Liderança implica em saber fazer apresentações persuasivas

liderança

Livro Rápido, Forte, Persuasivo.

Olá!

A coisa mais antipersuasiva que você pode fazer é uma apresentação visual difícil de entender. Se as pessoas não conseguirem ver sentido no seu visual, elas ficam frustradas e a sua credibilidade e liderança podem ser mortalmente feridas.

Então, você precisa evitar algumas armadilhas. A principal é fazer visuais muito complexos. Mantenha o seu slide ou gráfico o mais limpo e simples possível. Coloque apenas o que as pessoas não possam intuir a partir da sua narrativa.

Muitos itens lutam entre si pela atenção e confundem a audiência. Tenha em mente que se tudo estiver em negrito, nada é destacado.

Muito cuidado também com tratamentos gráficos incomuns. As pessoas, muitas vezes, lutam com visuais que violam convenções – por exemplo, se você retratar o tempo indo da direita para a esquerda, ou se colocar valores fora de uma ordem lógica.

Evite, a todo custo, que as pessoas tenham que fazer ginástica cognitiva para entender a sua apresentação. Se o esforço for demasiado, elas vão desistir.

Rápido, forte, persuasivo

Esse conceito de rapidez de interpretação é muito bem relatada no livro “Rápido, forte, persuasivo”, de Terri Sjodin.

No livro, ele argumenta que tudo o que você precisa são dez segundos. Imagine que você esteja esperando um voo no aeroporto, brincando com seu celular para matar o tempo, quando repara no Presidente de uma empresa que você está tentando contatar há meses. O sujeito também está esperando o mesmo voo. Que grande oportunidade! Como você faz para falar com ele? O que deve dizer?

Todos nós já passamos (ou passaremos algum dia) por isso. Uma oportunidade surge e você tem a chance única de fazer a sua apresentação relâmpago ou, como é conhecido no jargão técnico, a sua “conversa de elevador”.

Tudo o que você precisa neste momento é de uma apresentação extremamente curta para expor uma ideia que deixe o ouvinte interessado em saber mais sobre o assunto.

Neste livro, Terri Sjodin mostra como escolher a mensagem principal e apresentá-la com confiança, rapidamente. Essa técnica é útil em várias situações e pode ser um guia importante para ensinar a causar uma impressão positiva nas suas comunicações, passando a sua mensagem de forma concisa, persuasiva e eficiente!

Até a próxima!

Comentários

comentários

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal de Telegram e receba alertas sobre lives, webinários e análises diárias sobre oportunidades para tornar a sua empresa "vendável".

Grupo de Telegram

Siga-me no YouTube



Siga-me no Facebook

Podcast “Empresa Vendável”

LINKS EMPRESA VENDÁVEL

Clique aqui e veja todos os links num s lugar.