Gestão & Negócios

A mudança deve ser inspirada pela liderança com foco nas pessoas

liderança

Livro “Next: Pastoral Succession That Works”

Olá!

Uma frase famosa do Papa Francisco é que “muitas coisas precisam mudar, mas acima de tudo, o que precisa mudar são as pessoas”. Desde que assumiu, ele tem enviado sinais claros de mudança em sua liderança. Reverteu a tradição de abençoar as pessoas e passou a convidar as pessoas para que o abençoassem. Anda de ônibus em vez de usar o tradicional papa móvel blindado. Frequentemente é visto caminhando pelas ruas e em sua recente visita aos Estados Unidos, usou um Fiat para se locomover.

Bilhetes escritos a mão e convites para sem-teto almoçarem com ele sinalizam a sua prioridade com pessoas em vez de processos.

Então, independentemente da sua fé, convido você a refletir sobre esses símbolos: pessoas acima de processos, nomes acima de números. Confiança e lealdade em vez dos ganhos de curto prazo. Assim, se constroem empresas melhores. Assim, se constrói um mundo melhor.

Do que já pude ver até agora, tirei três lições de liderança do Papa Francisco:

#1. Dê importância às redes sociais

O Papa é um aficionado pelo twitter. Sua conta principal (Pontifex) é em inglês, mas ele tem contas em mais oito línguas: latim, árabe, espanhol, polonês, Português, italiano, francês e alemão. Só a conta em inglês tem mais de 7,3 milhões de seguidores. Em outras palavras, comunicação é importante, especialmente nos meios digitais.

Cada vez mais as mídias sociais tem servido como canal para influenciar as pessoas, principalmente as das gerações mais novas. A interface que exige frases de até 140 caracteres obriga a ser claro, conciso e relevante, seja você um empresário, um operário ou um líder esprital. Qualquer pessoas que queira compartilhar as suas ideias tem nas mídias sociais o seu melhor canal de promoção.

#2 Enxugue a estrutura da sua organização

O Papa Francisco tem feito curto-circuitos na burocracia e reavaliado a estrutura organizacional da igreja católica. Segundo William Vanderbloemen, coautor do livro “Next: Pastoral Succession That Works” (ainda sem tradução para o português), o encurtamento da distância entre o topo da piramide e a sua base, tem sido visível desde o início do pontificado.

Essa mudança começou com o próprio título do Papa que passou de “Sumo Pontífice” para “Bispo de Roma”. Houve ajustes na estrutura, redução da hierarquia e delegação de algumas das responsabilidades tradicionais do Papa.

Como resultado, foi referenciado pelo Boston College Graduate School of Social Work, como “Intra-empreendedor”, alguém que gera mudança genuína e sustentável numa organização que é resistente a isso.

#3 Valorize as opiniões dos subordinados

O Papa Francisco tem demonstrado que reconhece o valor de cada pessoa. Primeiro, ele decidiu transformar o Sínodo dos Bispos sob sua liderança, num conselho deliberativo em vez de apenas um grupo ritual.

Durante os seus primeiros 10 meses no Vaticano, o Papa Francisco lavou os pés de prisioneiros, mulheres e muçulmanos em vez de realizar o ritual apenas com Padres.

A lição é clara: exerça o seu estilo de liderança e comece a escrever o seu legado hoje, em vez de esperar que ele seja escrito por algum historiador mais tarde.

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Nivânia Carvalho's Gravatar Nivânia Carvalho
    14 de outubro de 2015    

    Olá Cláudio!

    Estou na Direção de uma escola da rede municipal do Rio e trabalho à noite numa escola do estado. Diariamente ouço suas dicas na JB FM a caminho da escola. Elas tem sido valiosas. Sou Católica e fiquei muito feliz com sua publicação pois, sigo o Papa Francisco no Twitter e sinto que a mudança está realmente na simplicidade e na verdade.

    • Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
      21 de outubro de 2015    

      Nivânia,
      Obrigado pelo prestígio 🙂
      Muitas personalidades, aí incluindo o Papa Francisco, têm lições para seguidores e não seguidores. O importante é poder refletir sobre como elas impactam a nossa própria realidade. Espero ter ajudado.
      Abs
      Claudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal de Telegram e receba alertas sobre lives, webinários e análises diárias sobre oportunidades para tornar a sua empresa "vendável".

Grupo de Telegram

Siga-me no YouTube



Siga-me no Facebook

Podcast “Empresa Vendável”

LINKS EMPRESA VENDÁVEL

Clique aqui e veja todos os links num s lugar.