CLAUDIO NASAJON

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=j-f1AAG_GMg [/embedyt]

As exigências para um novo gerente normalmente são altas. Precisa ser alguém capaz de liderar pessoas, gerenciar orçamentos e ajustar procedimentos.

Mas e quando promovemos alguém que já está no time? Aí o desafio é maior ainda, porque o gestor precisa renunciar a algumas tarefas individuais para assumir o papel de liderança e focar no resultado global.

A melhor forma que eu conheço de avaliar um gestor antes de contratá-lo é testar o candidato na prática.

Crie um projeto com duração de um a três meses que tenha objetivos definidos e veja como ele interage com o time. Avalie os resultados e depois decida.

Qual a melhor hora de promover um funcionário?

Essa possibilidade deve estar sempre aberta na empresa. Afinal, é mais vantajoso ter alguém que já conhece como tudo funciona e os outros colaboradores, além de ter um custo menor.

Consulte os líderes de todas as áreas e veja de perto quem são os grandes talentos e como eles se relacionam com o grupo. Será que há alguém pronto pra exercer sua liderança? Será que há alguém pronto para ser um bom gerente?

Faça também uma entrevista e veja se a pessoa é realmente adequada ao cargo de gerência que está em aberto e se tem postura. Se você sentir que ele está pronto para agregar valor e conquistar resultados mais positivos, pronto! Dê um voto de confiança e a promoção.

Valorize as talentos da casa. Procure por elas e com certeza vai achar. Pode ter muita gente pronta para ser líder bem na sua frente!

 

Se quiser se aprofundar neste assunto, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável. 

[maxbutton id=”7″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.