Gestão & Negócios

Negociação: como ter sucesso?

Muitas vezes, durante uma negociação, apresentamos todos os argumentos antes de pedir ao cliente que dê algum passo na direção da compra. Às vezes funciona, mas não é muito eficiente.

Uma estratégia melhor, para ambos os lados, é criar pequenas vendas durante o processo. Assim você sabe que está indo na direção certa e dá ao cliente a chance de formalizar objeções que você possa resolver a tempo.

Por exemplo, depois de fazer uma demonstração, você pode confirmar se todos os pontos foram abordados e, em caso positivo, pedir ao cliente que aprove o escopo da proposta. Se ele aceitar, siga em frente. Do contrário, pergunte “por que não?” e trate da objeção antes de continuar.

Como negociar bem?

Existem diversas técnicas para uma negociação de sucesso, mas é necessário também uma dose de intuição, autocontrole e inteligência emocional. E isso só se desenvolve na prática.
Dito isso, darei algumas dicas básicas para negociar bem. Vamos lá:

1) Seja confiável!
Honestidade é primordial não só para negociações, mas para a vida. Não omita informações e seja um bom ouvinte na hora da argumentação. É mais vantajoso – a longo prazo – conquistar a confiança do cliente, fornecedor ou quem quer que seja, do que qualquer vantagem que você possa ter em uma única negociação.

2) Nada de ansiedade.
Seja paciente e passe calma para a pessoa que está negociando com você. Evite sinais corporais de nervosismo como tiques, balançar pernas e mãos, por exemplo.

3) Negocie de acordo com o perfil.
Não adianta negociar um sorvete de baunilha para quem quer comer brigadeiro de paçoca. Esteja atento ao perfil da pessoa com quem se negocia e o que ela realmente quer e precisa. Seja certeiro na negociação!

4) Seja versátil.
Não use apenas uma forma de negociar. Explore diferentes formas de negociação, estimulando a sua persuasão. Criar conexões com a pessoa do outro lado resulta em desejo de compra.

Por fim, vale dizer que não faça da negociação algo ruim para ambas as partes. Jogue limpo, ajude, esclareça e… venda!

 

Se quiser se aprofundar, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável.

Quer mais dicas como esta?

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Comentários

comentários

Mentoria Empresa Vendável

LINKS EMPRESA VENDÁVEL

Cadastre-se nos canais do programa EMPRESA VENDÁVEL e veja como transformar a sua empresa-emprego num negócio rentável, escalável e autogerenciável.

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal de Telegram e receba alertas sobre lives, webinários e análises diárias sobre oportunidades para tornar a sua empresa "vendável".

Grupo de Telegram

Siga-me no YouTube



Siga-me no Facebook

Podcast “Empresa Vendável”