Gestão & Negócios

Seja um bom ouvinte e estabeleça confiança

Uma técnica para criar empatia com alguém é escutar em silêncio, fazer contato visual e eventualmente acenar com a cabeça até o interlocutor terminar de falar. Aí você repete o que ele disse com outras palavras para mostrar que entendeu. Mas é preciso muito mais do que isso para estabelecer uma relação de confiança mútua.

Os melhores ouvintes não apenas escutam. Também vão fundo para entender o que o outro sente e tentam sentir as mesmas emoções para ficar em sintonia.

Só depois de ter certeza que está no mesmo clima da outra pessoa é que se deve apresentar argumentos.

 

Como ser um bom ouvinte?

  • Não fale ao mesmo tempo que os outros, mas faça algumas – boas – perguntas sobre o assunto que está em pauta, de forma construtiva. Isso mostra que você está compreendendo e que quer mais informações.
  • Faça a conversa ser uma experiência positiva para todos. Envolva-se na conversa e transmita confiança!
  • Faça sugestões. Dê feedbacks de forma sutil e dê caminhos alternativos se o assunto da conversa for um problema.

Bons ouvintes são pessoas que não só absorvem as ideias como também as amplificam e esclarecem os pensamentos.

Existem três níveis de ouvintes:

  • Nível 1:
    O ouvinte que cria um ambiente seguro, no qual questões difíceis e complexas podem ser amplamente discutidas.
  • Nível 2:
    O ouvinte foca a sua atenção na outra pessoa, fazendo contato visual. Abre mão de celular, notebook ou qualquer outra coisa que tire o foco.
  • Nível 3:
    O ouvinte procura compreender a parte essencial do que está sendo falado. Capturam a ideia, fazem perguntas e reafirmam para confirmar que a compreensão está correta.

 

 

Eu desenhei um gráfico com alguns passos da escuta positiva que aplico na minha empresa, lembrando que tenho cerca de quinze mil usuários e mais de noventa por cento deles se declaram satisfeitos com o suporte.

Então, se quiser compartilhar com o seu time, faça o download aqui

Quer mais dicas como esta?

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Até a próxima!

Texto adaptado de: What Great Listeners Actually Do, by Jack Zenger and Joseph Folkman – Harvard Business Review 

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