Gestão & Negócios

Turbine a sua carreira fazendo networking de forma adequada

social-media-free-vector-design_23-2147493200Olá!

Sempre que alguém me pergunta qual é a ação mais importante para desenvolver a carreira, eu respondo a mesma coisa: fazer networking.

O problema é que “networking” não é apenas criar uma rede de relacionamentos no LinkedIn ou no Facebook. Você precisa conhecer as pessoas, relacionar-se com elas, trocar ideias e agregar valor para que elas se lembrem de você quando for preciso.

Eventos são ótimos lugares para fazer networking, mas é preciso conversar com estranhos e muitos se sentem pouco à vontade com isso. A má notícia é que falar com estranhos e promover a si mesmo é algo necessário em qualquer profissão. A boa notícia é que isso é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Quanto mais cedo você aprender a fazer networking, mais fácil será turbinar a sua carreira.

Aprender a etiqueta do networking é razoavelmente simples. Veja algumas dicas que podem ser úteis para começar:

Use o crachá do lado direito do peito

A maioria das pessoas costuma colocar o crachá no lado esquerdo do corpo, sobre o coração, mas o correto é sempre usar o crachá no lado direito. Por quê? Porque quando você aperta as mãos, o lado direito de seu corpo naturalmente se move para frente e o nome permanece visível para a outra pessoa.

Conheça a etiqueta ao fazer a introdução

Fazer apresentações corretamente é crucial e poucos sabem algumas regras que, longe de ser costumes antiquados, tem a ver com situações que ocorrem no dia a dia de qualquer um.

Se você está introduzindo o seu par para um chefe, ou um amigo ao seu pai, por exemplo, saiba que sempre se apresenta a pessoa de menor hierarquia à pessoa de hierarquia mais elevada. O duro é saber quem tem a hierarquia mais elevada – seu cônjuge ou seu chefe – mas isso é outra discussão.

Na verdade, a hierarquia pode ser baseada no cargo, mas também na idade, por exemplo.

Sempre faça contato visual ao cumprimentar

Exceto na Ásia, onde olhar no rosto do interlocutor pode ser percebido como sinal de desrespeito, enquanto você estiver do lado de cá do globo, sempre mantenha contato visual quando apertar a mão.

Certifique-se da grafia e pronúncia correta dos nomes

Meu nome é Claudio, sem acento. Parece bobagem, mas quando escrevem com acento eu me sinto levemente incomodado – parece que não sou eu.

Mas o pior é quando falam o meu sobrenome. Nasajon, raramente, é Nasajon. Costumo ouvir com frequência Naza João, Najasom e variantes do tipo. Feio né? Pior, quebra a empatia. Em vez de construir o relacionamento, cria distanciamento.

Por isso, antes de escrever ou pronunciar o nome de alguém, certifique-se de estar usando a forma correta. Luis com “S” ou Luiz com “Z”? Shlomowicz? Como?

Aperto firme das mãos

Você deve apertar a mão quando cumprimentar colegas de trabalho pela primeira vez, ou quando for introduzido a novos contatos de negócios, por exemplo, mas nunca ofereça a sua mão primeiro se a pessoa que você está cumprimentando tiver um posto mais alto do que você ou se estiver com as mãos cheias. Alguns dizem que homens não devem oferecer a mão a mulheres, salvo se elas iniciarem o contato, mas sinceramente, hoje com tanta força pela igualdade dos gêneros, já não sei o que é certo ou errado. Se fizer, o bicho pega (contra a etiqueta), se não fizer, o bicho corre (pode ser percebido como um sinal de desprezo). Faça o que achar mais adequado.

Aperto de mão deve ser firme, mas equilibrado

Já apertei a mão de pessoas que pareciam de manteiga, e já senti que meus ossos ficavam triturados com apertos tipo prensa hidráulica. Ambos criam uma impressão negativa. O aperto de mão precisa ser firme, mas não forte demais.

Envie um e-mail de seguimento profissional

Depois de se conectar com uma nova pessoa, envie um e-mail na sequência, indicando seus dados de contato e fazendo um breve resumo da conversa. O e-mail ficará registrado e permitirá reconectar com você no futuro, se for necessário.

Então agora, mãos à obra! Da próxima vez que você for a um evento, leve cartões de visita suficientes para fazer networking e siga as normas de etiqueta para maximizar a construção da sua rede.

Até a próxima!

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Felipe's Gravatar Felipe
    24 de julho de 2015    

    Gostei muito sobre o networks que são sempre bom para o ambiente de trabalho e para os amigo.

  2. Amanda's Gravatar Amanda
    15 de março de 2016    

    Olá

    Gostei muito do seu artigo no seu blog.

    Abraços!

No Pings Yet

  1. Carreira - como discordar do seu chefe sem destruir pontes on 24 de agosto de 2015 at 13:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Telegram

Inscreva-se no canal GESTÃO EMPRESARIAL do Telegram e receba alertas instantâneos sobre lives, webinários e oportunidades para desenvolver o seu negócio.

Grupo de gestão e negócios no whatsapp

Siga-me no YouTube

Siga-me no Facebook

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes