CLAUDIO NASAJON

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A primeira semana deste mês foi bem difícil para boa parte das empresas que iniciaram suas entregas ao eSocial, principalmente as que já tinham começado as entregas em julho e na semana passada tiveram que cumprir a terceira fase, que foi a entrega dos cálculos da folha de pagamento.

A minha entre elas 🙂

​​​O próximo desafio parece ser um pouco maior porque em abril, os pagamentos dos impostos e dos encargos também serão feitos pelo eSocial.

Uso aqui o termo “desafio” porque se trata de uma mudança e mudar é sempre muito difícil.

​O eSocial é novidade pra todos nós, empresários, funcionários e até para o governo. Tanto é assim que o site do eSocial ficou paralisado por várias horas nos dois últimos dias de entrega, 6 e 7 de fevereiro.

Felizmente, a maioria entregou no prazo, mas alguns não conseguiram.

Pelo menos não haverá multas porque uma das causas foi o travamento do site do eSocial que não suportou o gigantesco volume de acessos simultâneos.

Vamos combinar que desde o início do processo de digitalização das obrigações que começou com o SPED, seguiu com a NF-e e agora está no eSocial, cada nova etapa veio acompanhada de desconforto, dúvidas e mais estresse.

Então, como ainda estamos no meio da viagem, a pergunta é: como reduzir o impacto dessas mudanças na empresa?

E em resposta a essa pergunta, eu decidi compartilhar com você as estratégias que venho aplicando nos meus negócios, na esperança de que sejam úteis para você aplicar na sua própria organização.

O primeiro ponto é a antecipação das entregas.

​​As guias do INSS de abril serão devidas no dia 7 de maio, mas nós estamos nos organizando para acelerar a apuração dos cálculos de forma a entregar já no dia 1º.

Isso deve nos dar uma semana de folga para corrigir eventuais problemas.

Abril será o início da segunda fase para as empresas optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais e organizações sem fins lucrativos.

Essas precisam enviar os dados de todos os trabalhadores pelo sistema.

Mas a parte que me atinge é que em abril também começa a quarta fase para todas as empresas que tiveram, em 2018, faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões.

Essas precisam enviar a guia de pagamento do INSS pelo eSocial.

Em outras palavras, em abril, a gente deixa de pagar o INSS usando a GFIP, que é Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, e passa a usar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, conhecida pelo apelido carinhoso de DCTF Web.

​Essa é a entrega mais importante de todo o processo porque a partir daí, as empresas não vão mais poder operar sem o eSocial, salvo se não tiverem nenhum funcionário.

​Imagina a pressão, né?

​Eu sei que não será fácil, mas temos um par de meses para nos preparar e a boa notícia é que, diferentemente de outras situações que não estão sob nosso controle, a decisão de antecipar uns dias a entrega, só depende de nós.

​Então, recomendação número 1: se a sua empresa estiver no grupo impactado pela entrega de abril, programe-se para fazer nos primeiros dias e não na data-limite.

Um benefício adicional dessa antecipação é um suporte mais ágil, caso precise tirar alguma dúvida com seu fornecedor de software.

​No caso do suporte Nasajon, por exemplo, por mais gente que coloquemos, os canais ficam sobrecarregados nos últimos dias de entrega.

​​É mais ou menos como o balcão do checkout nos hotéis às 13h. Todo mundo que deixa para sair à última hora, enfrenta fila.

​Não quer fila? Saia às 11h, 11h30, 12h e você faz o checkout em 5 minutos.

E olha que os hotéis conseguem aumentar o número de atendentes em questão de dias, se quiserem.

Já as empresas de software, precisam de vários meses para treinar um técnico de suporte.

​​Então, novamente, a recomendação é: antecipe a entrega, não espere até o último dia!

Outro item da nossa estratégia é dar informação fácil para reduzir a pressão sobre o suporte.

Há alguns meses começamos a oferecer informação farta no portal de atendimento web para aqueles que queiram tentar resolver os problemas sozinhos.

​​​Isso porque é natural que as pessoas busquem sempre os caminhos mais fáceis e como temos um time que domina o assunto, recebemos muitos chamados para dúvidas que não são ligadas aos sistemas e sim ao eSocial, às contabilização e outras do gênero, que acabam sobrecarregando os nossos atendentes.

​Para minimizar esse problema, criamos uma “base de conhecimento” que responde automaticamente as dúvidas mais comuns, tirando parte da pressão sobre os chamados.

Fazemos isso u​sando o módulo de atendimento web do nosso ERP.

Colocamos centenas de artigos, vídeos e experiências das empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões que já passaram por isto.

​​Não resolveu, mas melhorou.

​​Então, se a sua empresa enfrenta situação semelhante com seus clientes, convido você a conhecer o nosso sistema.

Posso mostrar como implementar uma base de conhecimento sobre os seus próprios produtos e serviços, facilitar a vida dos seus clientes e reduzir a pressão sobre a sua assistência pós-venda.

​​Se tiver interesse, basta mandar um e-mail para claudio@nasajon.com.br dizendo o melhor dia/hora para um contato e peço a alguém do meu time para agendar uma demonstração sem compromisso.

Uma palavra final

Humanos em geral têm medo daquilo que é novo – coisas da evolução – mas o novo pode representar melhoria.

E de qualquer forma, quando não existe saída a não ser mudar, como é o caso do eSocial e do processo de escrituração digital em geral, o melhor é encarar a mudança com otimismo.

Talvez por isso, quando imagino o Brasil de daqui a dez anos, a imagem que me vem à cabeça é a de um ambiente de negócios mais pujante, com respeito às leis trabalhistas, fiscais e tributárias, com mais transparência, menos sonegação, menos corrupção e mais desenvolvimento.

​​Aliás, mais do que uma imagem, esse é o meu desejo, um sonho que pretendo perseguir usando as ferramentas ao meu alcance.

​​Esta mensagem de otimismo, de esperança e de motivação é parte desse esforço.

Se quiser saber mais sobre como eu preparei a minha empresa para entrar no eSocial, participe da Conversa Empresarial que realizo AO VIVO toda quarta-feira às 21h.

Basta deixar seu nome aqui.

Até a próxima.