CLAUDIO NASAJON

Ano passado, o “Falcon Heavy” subiu à órbita da Terra e depois desceu, como se fosse um elevador panorâmico, inaugurando a era dos foguetes reutilizáveis que, na prática, viabilizam a colonização de Marte. 

Antes, cada missão usava um foguete que custava alguns bilhões de dólares e depois era descartado, tornando a exploração espacial proibitiva. Com o tempo, a população começou a questionar se não havia uso melhor para essa montanha de dinheiro público (claro que havia) e a coisa toda começou a desacelerar. 

Do lado americano, a última missão tripulada para outro corpo celeste foi em 1972 numa nave que tinha menos poder de processamento do que o meu celular.

Do lado russo, não foi diferente. Os foguetes usados até hoje para o  transporte espacial são basicamente versões melhoradas dos que existiam no século passado.

A saída foi passar o abacaxi para a iniciativa privada. Empresários pensam diferente de cientistas. Para nós, é necessário baratear a operação, gerando volume, que reduz ainda mais o custo e… abracadabra, cria-se uma espiral autossustentável de crescimento.

O plano de Elon Musk para Marte não é de uma estação científica com meia-dúzia de astronautas (como seria o da NASA) e sim o de uma cidade completa, com milhares de pessoas, mercados, lojas e restaurantes, como em qualquer outra cidade.

O problema é que as empresas, de forma geral, se especializam numa única parte do processo. Poucas se preocupam com a solução completa e, por isso, o cliente precisa contratar as partes com cada fornecedor.

Uma solução é integrar produtos e serviços de terceiros, mas servir como ponto focal para os clientes, da mesma forma que as montadoras juntam os pneus da Pirelli com o rádio da Sony, entregando o carro completo em vez de apenas a carcaça com o motor para você completar em casa.

Esse é um dos temas que vou abordar no Desafio Empresa Vendável, uma imersão online que conduzirei nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para mostrar a um pequeno grupo de empresários, como duplicar o valor das suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui.

PS: Algumas formas de você ter a minha ajuda para fazer crescer a sua empresa:

1 – Podcast Gestão Empresarial no Spotify e conheça as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM: claudionasajon.com.br/podcast 

2 – Canal no Youtube. Toda semana um novo vídeo com  estratégias de gestão empresarial para você aplicar na sua empresa: claudionasajon.com.br/youtube

3 – Grupo Gestão Empresarial do Telegram para receber análises de mercado e outras informações que ajudarão você a desenvolver as suas estratégias de negócios: claudionasajon.com.br/telegram

4 – Mentoria pessoal. Do planejamento estratégico aos encontros semanais para acompanhamento de resultados, você nunca mais estará só: claudionasajon.com.br/mentoria