CLAUDIO NASAJON

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Pense numa reunião semanal de vendedores que geram R$800 por dia cada um. Isso dá R$100 por hora. Agora imagine que as reuniões atrasem meia hora por motivos diversos. São duas horas por mês, 24 horas por ano, vezes cinco vendedores, 120 horas de produção perdida – R$12 mil que deixam de entrar no caixa sem qualquer benefício. É preciso um melhor planejamento, não acha? 

E isso é só um exemplo. Nas empresas há custos associados a esperas de fornecedores que marcam e não vêm e até de colegas que ficam parados esperando outros acabarem o serviço para poder começar.

A espera nesses âmbitos geralmente afetam, diretamente ou indiretamente, os clientes. Quem nunca ficou irritado esperando por minutos – ou até horas – para ter a ligação atendida por uma empresa prestadora de serviço? Deixar o consumidor esperando, seja pelo motivo que for, gera rejeição que pode ser fatal para o negócio tanto financeiramente como em sua reputação.

A solução passa primeiro por identificar essas esperas e quantificá-las. Sabendo o tamanho da encrenca, fica mais fácil ter vontade de resolvê-las.

Abaixo identifico três situações comuns de espera que podem ter custos no dia a dia de uma empresa:

1) Espera de atendimento ou entrega: faz as pessoas desistirem, entrando menos dinheiro. Consequentemente, aumentam os custos.
Uma possível solução seria automatizar formas de pagamento ou usar tecnologias que aumentem a velocidade da operação.

2) Falta de planejamento em entregas e compras: comprar ou entregar produtos e serviços com urgência gera custos mais altos.
Uma possível solução seria fazer planilhas para organizar o planejamento da sua empresa.

3) Atraso de tarefas: atrasar tarefas não só prejudica a própria pessoa como também outras que dependem dela para cumprirem com suas funções. Atrasos que geram outros atrasos, transformando-se numa bola de neve. Também gera custos significativos, já que possivelmente produtos ou serviços terão que ser adquiridos com urgência para suprimir o atraso, voltando no item anterior.
Uma possível solução seria organizar a sua lista de afazeres agrupando as tarefas de acordo com a importância não só para você, mas para os membros do time que dependem delas.

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Até a próxima!