CLAUDIO NASAJON

Nas últimas semanas eu fiz uma pesquisa informal conversando com dezenas de pessoas (de empresas diferentes) para entender quais eram as maiores fontes do seu “mau humor” com a empresa. Fiquei surpreso com o que encontrei (e acho que você também vai ficar). 

Veja: eu esperava encontrar itens como “salário baixo”, “ferramentas inadequadas” e outros desse gênero – e até achei, mas não foram os mais frequentes.

Com muito mais frequência encontrei demandas como “meios para saber rapidamente o ramal dos colegas” ou “ver a lista de aniversariantes da semana” ou ainda “poder imprimir facilmente a segunda via do contracheque dos últimos meses sem ter que falar com o DP”.

Você pode fazer a sua própria pesquisa e comprovar isso por si. Quando for a uma loja e achar um funcionário com cara amarrada, pergunte o motivo. Garanto que vai se surpreender com coisas básicas que poderiam ser resolvidas facilmente se o dono da loja soubesse o quanto elas causam mau humor nos empregados.

O bônus desse tipo de pesquisa é que muitas dessas coisas podem estar ocorrendo na sua própria organização (e aí, você já sabendo que isso é fator de estresse, pode mudar).

Claro que muitas das coisas que fazem a empresa ser um bom lugar para trabalhar têm custo: mobiliário, equipamentos e até banheiros limpos entram nessa lista.

Outro dia eu visitei uma empresa em que os funcionários tinham que levar o próprio papel higiênico porque o volume de furtos tornava inviável manter os banheiros abastecidos. Eu até acho que a empresa poderia reduzir os furtos com campanhas de conscientização, mas mesmo essas ações demandam recursos.

A boa notícia é que existem muitas OUTRAS coisas que não custam absolutamente nada (ou muito pouco) e podem transformar positivamente o ambiente de trabalho.

A comunicação é uma delas.

Na minha empresa, por exemplo, descobrimos que o simples fato de divulgar os nomes dos aniversariantes num quadro de avisos, faz com que as pessoas se cumprimentem mais e melhora o relacionamento entre elas.

Em nosso caso, o “quadro de avisos” é parte da intranet ou “portal do funcionário”, como chamamos aqui, mas é o tipo da coisa que você pode fazer simplesmente colando fotos numa parede… custo zero!

Outro item que parece sem importância, mas impacta de forma relevante na comunicação é a lista de telefones e ramais accessível.

Em nosso caso o funcionário pode ter esses dados facilmente digitando o nome do colega no campo de busca (e ainda conta com um sistema de mensagens internas para comunicação corporativa), mas você pode resolver isso colocando uma lista de ramais perto de cada telefone.

Você não imagina a quantidade de pessoas que deixa de mandar informações importantes simplesmente porque não lembra do número do telefone ou do ramal do colega.

Outra: às vezes o empregado precisa de uma segunda-via dos contracheques dos últimos dois ou três meses para fazer um financiamento e o simples fato de ter que ir até o DP para solicitar isso, gera estresse.

Então, se você disponibilizar essa informação num site em que os empregados possam fazer o download, eles ficarão mais felizes. Enviar automaticamente os contracheques por e-mail, por exemplo, resolve o problema sem custo algum para a empresa.

Em suma: há várias ações que custam nada ou quase nada e podem melhorar o índice de felicidade dos seus funcionários.

Algumas delas não exigem muito mais do que um quadro de avisos (e processos para mantê-lo atualizado), mas nós agrupamos boa parte dessas funções numa ferramenta web chamada “Portal do funcionário” que pode ser acessado até do celular. A vantagem é que o sistema é integrado com a folha de pagamento, estoque etc. e por isso atualiza as informações automaticamente, quase sem trabalho operacional.

Se quiser conhecer o nosso “Portal do funcionário” basta responder a este e-mail e eu peço a alguém do time para ligar para você e fazer uma demonstração “privada” sem compromisso, mas eu vou mostrar uma panorâmica do sistema na próxima “Conversa Empresarial” que realizarei na próxima quarta-feira às 12:34h (BRT).

Basta se inscrever aqui: claudionasajon.com.br/aovivo

Se quiser uma “provinha” olha este vídeo que o Thiago (Supervisor Comercial) fez no celular:

 

2 Responses