CLAUDIO NASAJON

produtividadeOlá!

Muito se fala em alinhar a cultura dos empregados com a da organização para ter uma equipe coesa e com produtividade. A cultura é uma espécie de “cola” que mantém as peças da empresa funcionando juntinhas. Mas o que alguns não entendem é que “adequar-se à cultura” não significa que todos têm que ser iguais. Pelo contrário, a empresa precisa de habilidades e competências diferentes, complementares, para ser bem sucedida.

É como numa família. Na sua, e na minha, as pessoas são diferentes. Não é raro ver irmãos com perfis totalmente diversos. No entanto todos compartilham uma “cultura” comum – mesmos valores, língua, história e se sentem parte de uma mesma tribo. Na verdade seria muito chato se todos fossem iguais…

Então, se você é responsável pelo recrutamento, considere contratar pessoas que estejam alinhadas à cultura da empresa, mas ainda possam aportar diferenças úteis para a organização.

Eis algumas perguntas que você pode usar numa entrevista para facilitar esse trabalho:

  1. Qual é o tipo de ambiente no qual você sente mais facilidade de prosperar?
  2. Quais são os três valores mais importantes para você numa empresa?
  3. Descreva o seu local de trabalho ideal.
  4. Por que você quer trabalhar aqui? (se não ficar muito satisfeito com a resposta, você pode “testar” o candidato perguntando se ele aceitaria uma posição semelhante numa outra empresa do grupo que tenha características opostas a que ele descreveu).
  5. Quais são as melhores práticas que você aprendeu na sua experiência anterior e poderia aplicar aqui?
  6. Conte-me alguma experiência na qual você se sentiu um “peixe fora d’ água” na organização (e o por quê).

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