Reuniões que demoram mais do que o planejado ou solicitações inesperadas de colegas podem impedir a conclusão de tarefas importantes e tirar o tempo que você dedica a si e à sua família. A questão é: como estabelecer limites e exigir respeito pelo seu tempo?

Bom, para começar, dê o exemplo! Quando marcar um compromisso, estabeleça hora de início, mas também de fim – e siga à risca esses horários.

Nas minhas reuniões, por exemplo, eu dedico no máximo 30 minutos para cada assunto. Se nesse tempo não chegarmos a uma conclusão, significa que ainda não estamos suficientemente maduros para decidir – então, em vez de nos estendermos por horas, simplesmente marcamos outra data e passamos para o próximo tema. Isso nos permite amadurecer o assunto e preparar novos argumentos para a próxima reunião.

E falando em argumentos, de segunda a sexta-feira, às 12h15, eu falo ao vivo no programa Empresa Vendável no qual mostro como construir uma empresa que não precise da sua presença para funcionar. Para assistir, basta entrar no grupo de Whatsapp.